Semana Tanto Mar 2026
A Academia de Verão «Semana Tanto Mar», a decorrer de 31 de agosto a 5 de setembro de 2026, volta a reunir em Peniche, 50 estudantes do Ensino Secundário de todo o país para uma experiência única de descoberta do oceano e do seu valor estratégico para Portugal.
Ao longo de seis dias, os participantes terão oportunidade de contactar de perto com diferentes áreas ligadas ao mar, através de um programa que combina ciência, tecnologia, ambiente, economia azul, património, turismo e desporto. A iniciativa proporciona experiências práticas, visitas a instituições e empresas de referência, atividades de campo e momentos de convívio, permitindo aos jovens conhecer as múltiplas oportunidades de formação e carreira associadas ao setor do mar.
Entre as atividades previstas destacam-se o contacto com a realidade piscatória de Peniche, visitas a empresas inovadoras da economia azul, uma deslocação à Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), experiências laboratoriais no CETEMARES – MARE – Politécnico de Leiria, um percurso geológico pelo litoral de Peniche, uma aula de surf e diversas iniciativas que promovem a aprendizagem em contexto real.
Dia 01 – 31 de agosto 2026
Reportagem no Instagram
Dia 02 – 01 de setembro 2026
Reportagem no Instagram
Dia 03 – 02 de setembro de 2026
Organizada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, pela Câmara Municipal de Peniche e pela Fórum Estudante, a Semana Tanto Mar pretende sensibilizar os jovens para a importância do oceano, promover a literacia do mar e despertar vocações para as profissões ligadas à economia azul.
Para acompanhar esta aventura, basta visitar a plataforma da Fórum Estudante.








