Biologia Marinha | Biotecnologia

CICLO DE SEMINÁRIOS DE EMPREENDEDORISMO 2023

Dia 23 de fevereiro tem início a 2ª edição do Ciclo de Seminários em Empreendedorismo, com o orador convidado, João Correia, em representação da Flying Sharks.

Este ciclo de Seminários de Empreendedorismo, organizado no âmbito das licenciaturas em Biologia Marinha e Biotecnologia, são abertos a toda a comunidade académica mas também a todos os interessados.

Terão lugar na Sala 11 da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, mas também online, via zoom. Todas as sessões são livres, no entanto carecem de inscrição prévia para o email joao.correia@ipleiria.pt.
Uma organização do docente João Correia

 

Bio: João Correia | Flying Sharks

João Correia apresenta um percurso tão notável como a sua ambição e espírito empreendedor. Natural do Cartaxo, desde cedo desenvolveu um amor especial pelo mar, sobretudo por tubarões, o que é perfeitamente natural, tendo em conta a grande tradição marítima de que o Ribatejo sempre gozou. Começou a sua carreira no jardim zoológico de Lisboa, onde foi responsável por dois tubarões, e depois foi investigador com tubarões de profundidade no Instituto Português de Investigação Marítima. Em seguida, tornou-se responsável pela aquisição de todos os animais do Oceanário de Lisboa, incluindo a sua captura, durante a fase de pré-abertura e oito anos seguintes.

Atualmente, para além de professor de ensino superior na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, é fundador e gerente da empresa Flying Sharks, que se dedica à captura e transporte de animais marinhos vivos, sendo uma das únicas neste sector a nível mundial. O seu currículo conta ainda com várias dezenas de publicações científicas, mais de 100 palestras sobre tubarões e/ou motivacionais, uma trilogia de livros (em inglês) que retratam o seu percurso, “Sex, Sharks and Rock & Roll” e o mais recente “Tubarões Voadores” (em português), que chegou rapidamente ao primeiro lugar na categoria “não ficção” da FNAC quando do seu lançamento.

A primeira – e inesperada – palavra no título da trilogia deve-se ao negócio de lingerie e brinquedos para adulto que o João abriu em 1998, que lhe permitiu sentar-se ao volante de vários bólides desportivos, um guilty pleasure que tem tentado eliminar – sem sucesso. Em 2020 viu-se forçado a reinventar o negócio da Flying Sharks, que estava em risco de ir ao fundo, mas foi salvo pelas máscaras, álcool-gel, luvas, dispensadores com pedal e afins, o que lhe garantiu o melhor ano de facturação de sempre da empresa.

 

Short Bio: Leonor Sousa | JustDive

Nunca soube muito bem o que queria da vida. Aliás, o problema é que sempre quis fazer muita coisa: voar em trapézios de circo ou desenhar ou ser médica ou astronauta ou cientista! Quando somos miúdos, as possibilidades são infinitas, mas na altura de escolher, ganhou a ciência e atirei-me à biologia marinha, por onde andei até perceber que não me sentia realizada a contar anéis em otólitos e afogada em folhas de Excel. A partir daí, nunca mais parei: virei-me para a ilustração científica, escrevi um bestseller, subi e dancei em palcos, fui estrela de reality show e até tive os 15 minutos de fama de que falava o Andy! Pelo caminho, caí e levantei-me. Voltei a cair e voltei a levantar-me. E depois de anos de altos e baixos e de aventuras a que já perdi a conta, cá estou eu de novo a fazer o que me apaixona: a desenhar ligada ao mundo da biologia.

 

Bio: Fausto Costa Gomes de Brito e Abreu | Consulgal

Fausto Costa Gomes de Brito e Abreu nasceu em 1970, em Angola, é licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa, e doutorado em Zoologia pela Universidade de Oxford, Reino Unido. Recentemente, entre 2020 e 2022, foi Adjunto e Chefe do Gabinete em substituição do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos. Foi Diretor-Geral de Política do Mar, entre janeiro e novembro de 2017, e Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do XI Governo Regional dos Açores, entre 2014 e 2016. Desempenhou funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros como conselheiro para os Assuntos de Ambiente, Clima e Política Marítima na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas. Trabalhou no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território como Adjunto do Secretário de Estado do Ambiente, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais, tendo sido responsável pelo acompanhamento de assuntos internacionais e de política marítima, incluindo as convenções da ONU sobre alterações climáticas e biodiversidade.

No âmbito académico, destacam-se funções como investigador convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Docente (Lecturer) de Ciências Biológicas e Tutor em Comportamento Animal no Pembroke College e Departamento de Zoologia, na Universidade de Oxford. É, igualmente, autor de artigos de opinião em jornais de referência nacionais, e de diversos artigos em revistas científicas internacionais, nas áreas da biologia evolutiva, comportamento animal e conservação da natureza. Apresentou comunicações em várias conferências na Europa, nos Estados Unidos da América, no Brasil, na China e na Austrália. É atualmente Administrador da Consulgal – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. e Senior Adviser da Carbonparks.

Bio: Irene Kingma

After training as a marine biologist I chose to work to protect the worlds oceans and the life within them. For the past 12 years I have worked on programs and campaigns focused on bringing about policy change for global marine protection and on the sustainability of EU fisheries. My specialty is the science-policy interface: using the best available scientific knowledge to provide answers to current policy challenges. Specialties: campaigning, shark conservation and management, lobbying, nature conservation, project management, EU policy, fisheries policy, marine biology & ecology.

Bio: Pedro Miranda
Pedro Miranda é Biólogo natural de Lisboa, começou os seus estudos na Faculdade de Ciências em 1991, onde se licenciou em Microbiologia e Genética, depois de uma passagem pela investigação em Biotecnologia e pela área farmacêutica ingressa na área da Saúde como gestor de projetos onde construiu e montou várias unidades de saúde e mais tarde a gestão de laboratórios de análises clínicas. Durante este período esteve no Instituto Superior Técnico onde realizou um mestrado em Engenharia Bioquímica e Biotecnologia e mais tarde na Universidade Nova de Lisboa onde fez um MBA em gestão. Este percurso académico e a sua experiência em vários mercados deram lhe ferramentas para aguçar o seu instinto empreendedor. Atualmente é o fundador e Diretor Geral da Safegene, uma empresa que se dedica à prestação de serviços na área da saúde, Segurança Alimentar e Formação onde desenvolve projetos com uma equipa de mais de 60 pessoas a grandes empresas por todo o país.

Bio: Ana Pinto

Ana Pinto é licenciada em Ciências Oceânicas pela Universidade de Plymouth e mestre em Educação para a Sustentabilidade pela London South Bank University. E project manager na Zoological Society of London, no Reino Unido, onde trabalha desde 2013. Atualmente integra o programa `Nosso Mar Nossa Vida`, trabalhando com as comunidades locais no desenvolvimento de soluções para a conservação marinha em Moçambique, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a proteção de ecossistemas biologicamente importantes para o desenvolvimento e bem-estar humano. Parte do seu trabalho é abordar as dimensões sociais dos desafios de conservação, atualmente com foco na integração do estabelecimento de áreas marinhas protegidas comunitárias, desenvolvimento sustentável de meios de subsistência e acesso a serviços financeiros (bancos comunitários).