O Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), está a implementar a nível mundial o estudo pioneiro “Favourite Destinations”, baseado na plataforma online “Torre de Babel”. O projeto de investigação visa avaliar a notoriedade e a competitividade de todos os destinos turísticos a nível nacional, regional e local, existentes no mundo inteiro, dando a palavra aos próprios turistas e potenciais turistas.

«Pela primeira vez todos os cidadãos do mundo, minimamente alfabetizados, e com acesso a computador e internet, vão poder responder a um inquérito que permite avaliar “destinos de sonho” e “destinos preferidos”. E todos poderão fazê-lo em pé de igualdade, isto é, na sua própria língua materna», explica Francisco Dias, investigador da ESTM e coordenador deste projeto. «Chineses, brasileiros, russos, árabes, portugueses ou quaisquer outros, poderão entrar na Torre de Babel para comunicarem aos investigadores os seus destinos paradisíacos», evidencia o docente.

A nova plataforma online já disponibiliza o inquérito de avaliação em 30 idiomas, e em breve pode chegar aos 40 idiomas. As perguntas são abertas para que cada respondente evoque espontaneamente os seus destinos de eleição, sem se confinar a uma lista de opções decidida a priori. Em função do seu perfil turístico, cada inquirido responde a questões relacionadas com um ou vários dos doze tipos de destinos turísticos sugerido: sol e mar, cultural, ecoturismo, saúde e bem-estar, rural, gastronomia e vinhos, turismo urbano, religioso, turismo de compras, de cruzeiros, de golfe e de negócios.

A recolha de dados decorre durante os próximos quatro meses, e as informações desta investigação serão utilizadas na criação de um Índex Global de Gestão de Destinos Turísticos (GDI – Worldwide), bem como na criação de muitos indexes nacionais de destinos turísticos, um para cada país relevante. A imagem global do projeto é da responsabilidade do Observatório de Marcas, entidade com sede no Brasil, que coopera com o IPLeiria na área científica do Branding.

O sistema de monitorização global de destinos turísticos é coordenado a nível mundial pelo GITUR, e apoiado pela Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR), entidade que desenvolveu e detém a plataforma “Torre de Babel”, e pela Euro-Asia Tourism Studies Association (EATSA). Para a execução deste projeto foi criada uma rede colaborativa internacional de investigadores, dirigida por Francisco Dias, sendo que a equipa do GITUR já estabeleceu parcerias com inúmeros centros de investigação de outros países.

«Esta é uma abordagem revolucionária na investigação das imagens de destino e do branding à escala mundial. Investigamos os destinos turísticos na perspetiva de quem viaja, através de um inquérito mundial, usando a Internet para gerir a rede de investigadores e para a recolha de dados», afirma Francisco Dias. «Esta investigação adota o primado do consumidor, concetualizando o destino turístico a partir das cognições dos turistas atuais e/ou potenciais, incluindo as suas percepções, imagens, associações mentais e preferências», remata o investigador.

O questionário está disponível em www.favouritedestinations.com, onde o utilizador escolhe a sua língua materna, e pode selecionar e avaliar os seus destinos turísticos favoritos.