Lançamento do Livro “Estudo de Impacto Económico e Mediático do Carnaval de Torres Vedras” 
14 de junho | às 21h30 | Grémio Artístico Torriense | Torres Vedras

Um livro da autoria dos docentes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar,  Francisco DiasDulcineia Ramos, e Rui Martins. 

carnaval

O livro “Estudo de Impacto Económico e Mediático do Carnaval de Torres Vedras” apresenta os resultados de um estudo de monitorização deste evento durante três anos consecutivos: 2013 – 2015. Durante esses três anos, um grupo de investigadores do CiTUR – Centro de investigação Aplicada em Turismo do IPLeiria, com a colaboração 15 entrevistadores, selecionados entre os alunos da ESTM, procederam a inquéritos in situ durante a semana do carnaval, de modo a obterem um retrato o mais fidedigno possível dos impactos socioculturais e económicos deste evento de cariz popular.

Após descrever a evolução histórica do Carnaval de Torres, o livro apresenta o resultado de três inquéritos realizados nos três anos, em que foram inquiridas 6452 pessoas, entre participantes, figurantes e empresários, demonstrando que o impacto económico do Carnaval de Torres é bastante mais amplo do que inicialmente se supunha, rondando os 10 milhões de euros.

Este livro demonstra também que o Carnaval de Torres Vedras tem outros impactos positivos, igualmente importantes, designadamente:

·         Impacto a nível político, na medida em que o seu sucesso é o resultado de uma parceria entre a autarquia e os promotores privados;

·         Impacto social, uma vez que se trata de um evento que reforça a coesão social e inter-geracional;

·         Impacto cultural, pois prevalece uma aposta consistente na manutenção dos valores de autenticidade deste evento tradicional, que já merece o epíteto de “Carnaval mais português de Portugal”;

·         Impacto mediático a nível nacional e internacional, com resultados de media performance, segundo dados da empresa Vision, que chegam a atingir o valor de 15 milhões de euros.

O livro culmina com algumas reflexões sobre o evento Carnaval de Torres como instrumento de uma política de marca de cidade. 

A apresentação do livro “Estudo de Impacto Económico e Mediático do Carnaval de Torres Vedras”  é inserida na cerimónia de divulgação do tema do Carnaval de Torres 2018, com o seguinte programa:

– Apresentação da Cerimónia;
– Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes;
– Apresentação do Livro “Estudo de Impacto Económico e Mediático do Carnaval de Torres Vedras”;
– Apresentação do vídeo/resumo do Carnaval de Torres Vedras 2017;
– Momento de representação a cargo da Associação Ministros & Matrafonas;
– Divulgação do tema do Carnaval de Torres Vedras 2018.