Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, parceira das “7 Maravilhas à Mesa”

7maravilhas_mesa_fevereiro_2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A organização das 7 Maravilhas de Portugal vai promover a eleição das 7 Maravilhas à Mesa. Vinhos, pratos e petiscos, roteiros, eventos e experiências eno-gastronómicas vão fazer as “mesas” a concurso.

A intenção é eleger um dos patrimónios mais apreciados pelos portugueses: a Gastronomia associada aos Vinhos e a Roteiros Turísticos. Irá ser votado o prazer de estar à mesa e também o prazer de ir para lá, de lá chegar, de lá estar.

O projeto teve a sua apresentação hoje no Teatro Thalia, em Lisboa com a presença do Diretor da ESTM-IPLeiria, Professor Doutor Paulo Almeida e a Investigadora, docente nesta Instituição, Professora Doutora Susana Mendes. Presente esteve também a Câmara Municipal de Peniche, através da presença da sua vice-presidente, Ana Rita Petinga.

As candidaturas a concurso serão as “mesas”, mas num conceito alargado, que inclui o melhor que uma região tem para oferecer: os seus pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser experienciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre. Cada região vai escolher 7 patrimónios, que incluem comidas, vinhos e uma escolha na área do turismo. Esta escolha será chamada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” e disputará com mesas de todas as regiões de Portugal, o título de Maravilha. As “49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa, uma mesa por cada uma das 7 grandes regiões de Portugal, num roteiro único”. 

Após fase de candidaturas, o processo segue o percurso de anos anteriores, com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde vai resultar uma lista de 49 pré-finalistas, 7 de cada região. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC.

Este projeto conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

28061525_10215337502168992_8556742273512499458_o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




+Info no site oficial do evento: http://7maravilhas.pt/

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthrtantomartedqual