Mod2_20AnosEventosAzul

 

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, situada em Peniche, comemora este ano de 2019,  20 anos de existência. 

Ao longo do ano realizaremos 20 eventos comemorativos desta data, sendo apresentados aqui nesta página. Junte-se a nós! ESTM 1999-2019!

 

 

OCEANOPENDAY

Ocean Open Day

2019 – 04 a 08 de fevereiro de 2019 

Semana Aberta com atividades laboratoriais e outras relativas ao mar e aos seus recursos. Temas relativos ao ambiente, ao estudo dos organismos marinhos, aos seus processos bioquímicos e fisiológicos, bem como às suas amplas utilizações, desde as alimentares, as medicinais, ambientais, cosméticas e muitas outras novas aplicações. 

 

 

SEMINARIO_20_FEVEREIRO_2019

 

 

 

Seminário “Animação em Destinos Turísticos”
20 de fevereiro – 15.00 horas Auditório ESTM

Organização: Unidade Curricular: Animação Turística | Licenciatura em Turismo

 

 

 

 

51786779_2204754632896732_1539307774851153920_o

 

XIV Dia de Biologia Marinha e Biotecnologia
É já o décimo quarto ano consecutivo que se realiza este grande dia dedicado à Biologia Marinha e Biotecnologia. Terão oportunidade de conhecer investigadores e profissionais de outra áreas da Biologia e assim passar um dia diferente. Este ano com algumas novidades!

 

 

Contos_daMar_artigo_site

Concurso Literário Contos d’aMar

Cada candidato pode concorrer até dia 1 de março de 2019, apenas com um trabalho e como único autor. Os resultados do concurso serão publicados nas redes sociais do Politécnico de Leiria e da Câmara Municipal de Peniche, e nos meios de comunicação social locais. Os interessados podem consultar o regulamento do novo concurso literário no site da ESTM.

 

PALESTRA_miguel_marques2

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas” 

:: ADIADA ::  Miguel Marques, PWC – Portugal “A Economia do Mar”

Brevemente será comunicada a data.

 

PALESTRA_VENTOSA2

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas”

Victor Ventosa, Universidade de Salamanca, Animação Turística  “Perfil Profissional, Metodologia e Prática

 

 

PALESTRA_TIAGO

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas”

Tiago Pitta e Cunha, Fundação Oceano Azul “A sustentabilidade na base da economia do mar”

 

 

cisa2019

 

 

 

10ª Conferência de Inovação e Segurança Alimentar (CISA)

23 de maio de 2019 – ESTM – Peniche

 

 

psi_destaque

 

 

 7º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo (EPCE) 

O 7º EPCE é promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Politécnico de Leiria, em colaboração com psicólogos escolares.

 

PALESTRA_JORGE_UMBELINO

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas”

Jorge Umbelino, Coordenador Nacional CiTUR “Desafios da Investigação em Turismo/ Dia Mundial do Turismo”

 

 

PALESTRA_SIMOES2

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas”

José Manuel Simões, Presidente IGOT  “Turismo:  Território, Desenvolvimento e Sustentabilidade”

 

 

PALESTRA_GARRIDO

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas”

Álvaro Garrido, Universidade de Coimbra / Museu de Ilhavo “As Pescas em Portugal”

 

 

PALESTRA_NETO

 

 

 

Ciclo “Palestras às Quintas”

Vítor Neto, Presidente Conselho Geral Universidade do Algarve

 

 

 

Decreto-Lei n.º 159/91 – Diário da República n.º 96/1991, Série I-A de 1991-04-26  ::  Ato da Série I  ::  Ministério da Educação

Cria, no Instituto Politécnico de Leiria, a Escola Superior de Tecnologia do Mar

“A situação geográfica e a estrutura produtiva do País conferem inequívoca transcendência à exploração dos domínios científicos e técnicos relacionados com o mar. Todavia, não é menos verdadeira a situação de extrema carência que se vive ao nível dos aparelhos de formação científica, técnica e profissional neste domínio. Claramente insuficientes, as escolas existentes não podem, pela sua localização geográfica e pelo seu sistema de funcionamento, satisfazer as necessidades que, ao nível de algumas comunidades regionais, se fazem sentir.

Pela sua específica vocação para conciliar uma sólida formação científica de base com a vertente profissional, prática, o ensino superior politécnico mostra-se particularmente adequado à satisfação destas necessidades. Para além disso, todo o processo de consolidação e expansão do ensino superior politécnico tem feito aflorar a capacidade deste subsistema de ensino para, congregando o empenho de comunidades regionais e do respectivo meio produtivo, funcionar como pólo de desenvolvimento e de progresso.

Nesta medida, atento o que fica exposto, considerando que a região de Peniche, pela estrutura que aí reveste a organização produtiva, tradicionalmente virada para as indústrias ligadas ao mar, oferece o espaço apropriado para a ampliação das áreas cobertas pelo ensino politécnico a este domínio e atendendo, ainda, ao empenho da comunidade regional e das forças produtivas neste projecto, estão reunidas as condições para a criação da Escola Superior de Tecnologia do Mar, no âmbito do Instituto Politécnico de Leiria, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 303/80, de 16 de Agosto.”

 

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthrtantomartedqual