ESTM NA CONFERÊNCIA DOS OCEANOS

Desde 2015 que a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar integra a rede BlueBio Alliance – The Portuguese Network for Marine Bioresources and Biotech, que irá estar presente na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a decorrer de 27 de junho a 01 de julho, em Lisboa.


Salvar os oceanos, proteger o futuro

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, acontece num momento em que o mundo enceta esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030. Como parte das primeiras fases da Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recentemente lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Conferência vai promover uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Proteger a Vida Marinha

O ODS 14, adotado em 2015 como peça chave da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, integrado num conjunto de 17 objetivos transformadores, sublinha a necessidade de conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos do planeta.

O progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 é determinado por objetivos específicos relacionados com os problemas dos oceanos, onde se inclui a redução da poluição marinha, a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, a minimização da acidificação, o fim da pesca ilegal e da sobrepesca, o aumento do investimento no conhecimento científico e na tecnologia marinha e o respeito pelas leis internacionais que exigem a utilização segura e sustentável dos oceanos e dos seus recursos.

Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030

A grande maioria dos oceanos permanece não observada e inexplorada. O conhecimento sobre os oceanos e a sua contribuição para a sustentabilidade dependem, em grande medida, da nossa capacidade de usar eficazmente a ciência nos oceanos através da investigação e observação sustentada, com infraestruturas e investimentos adequados.

A Década dos Oceanos apresenta um quadro comum para assegurar que a ciência dos oceanos possa apoiar plenamente as ações dos países para a gestão sustentável dos oceanos e, mais especificamente, para alcançar a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, construindo uma nova base, através do nexo ciência-política, para reforçar a gestão dos nossos oceanos e áreas costeiras em benefício da humanidade.


+ INFO: https://www.un.org/pt/conferences/ocean2022