Um Mar de Doc’s – Vinhos de Lisboa na onda dos peixes da DOC’a

Decorreu no dia 7 de dezembro, em Peniche, a primeira edição do evento “Um Mar de DOC’s”, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leira. O evento foi organizado no âmbito da unidade curricular de Gestão de Eventos e Animação do 2º ano da licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

No período da manhã decorreu uma palestra com a temática do vinho da Região de Lisboa. Seguiram-se nove provas de vinho dirigidas à comunidade escolar. Nas provas estiveram presentes 9 produtores da região de Lisboa: Alenquer (Adega Cooperativa Carvoeira); Arruda dos Vinhos (Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos); Bucelas (Quinta da Murta); Carcavelos (Câmara Municipal de Oeiras); Colares (Adega Regional de Colares); Encostas d’Aire (Quinta de Montalto); Lourinhã (Adega Cooperativa da Lourinhã); Óbidos (Quinta do Sanguinhal) e Torres Vedras (Adega Mãe).

No período da tarde, realizou-se um almoço de harmonização de 9 pratos de peixe, em abundância na nossa costa, com 9 vinhos DOC’s da região de Lisboa. A elaboração do almoço esteve a cargo dos alunos de 3º ano da licenciatura em Gestão da Restauração e Catering, com a supervisão do chef João Nuno Silva, docente da unidade curricular de Gastronomia Internacional. Este serviço só foi possível devido aos patrocinadores, das mais diferentes áreas, que asseguraram produtos chaves para a elaboração do mesmo: Molde Faianças, Luís Silvério & Filhos, Docapesca, Aroma do Campo, Nuno Santos, Quintal Urbano, Arfai Ceramics, Loja do Sal, Grupo Calé  e Interotel.

Nos convidados agradecemos a presença de todos e destacamos o chef Chakall (chef executivo do restaurante El Bulo), Dr Paulo Mesquita (diretor do hotel D. Pedro, Lisboa), Drº Paulo Sassetti (diretor de operações do grupo Meliá), Drª Verónica Leopoldino (diretora do hotel Palace do Capitão, São Martinho do Porto), Drª Ana Simões (sub-diretora do hotel Trip Aeroporto, Lisboa), Dr. João Cunha (diretor de F&B do hotel Marriott, Praia d’El Rey), Dr Luís Cruz (diretor do hotel MH, Peniche) e do Dr. Pedro Pereira (CEO Fátima Hotels, Fátima).

mardocs