PALESTRAS ÀS QUINTAS

 

PALESTRA_TIAGO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Pitta e Cunha promove a sustentabilidade do oceano nas “Palestras às quintas” do Politécnico de Leiria

Conversa realiza-se na quinta-feira, dia 30 de maio, às 15h00, na ESTM

O presidente executivo da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha, é o convidado para uma conversa sobre a sustentabilidade do oceano e as potencialidades económicas do mar no âmbito das “Palestras às quintas”, que decorre na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, às 15h00, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. Estas “conversas” são dinamizadas no âmbito das comemorações dos 20 anos da ESTM, têm entrada livre e decorrem até ao final do ano.

«Tiago Pitta e Cunha dedica-se há mais de duas décadas à defesa das temáticas relacionadas com o mar, e destaca com grande entusiasmo as potencialidades económicas e mais-valias do mar para o nosso País, que têm sido relegadas para segundo plano», refere Sérgio Leandro, subdiretor e docente da ESTM. «A sua intervenção será certamente enriquecedora para os participantes, e mostrará novas perspetivas de vermos, potenciarmos e cuidarmos dos nossos oceanos».

Licenciado em Direito, Tiago Pitta e Cunha tem trabalhado na área das políticas do oceano, enquanto legislador nas Nações Unidas, no Governo de Portugal e na Comissão Europeia, e defende em Lisboa e em Bruxelas a importância estratégica dos assuntos marítimos para Portugal e para a Europa. Tiago Pitta e Cunha foi ainda conselheiro do presidente Cavaco Silva, para assuntos de Ambiente, Ciência e Mar.

A Fundação Oceano Azul nasceu há dois anos através da Sociedade Francisco Manuel dos Santos. Recentemente a fundação lançou um programa educativo pioneiro no país que pretende transformar as próximas gerações de portugueses nos cidadãos europeus mais comprometidos com a sustentabilidade do oceano.

 

Tiago Pitta e Cunha – CEO Oceano Azul Foundation

 Tem trabalhado nas duas últimas décadas na área das políticas do oceano, enquanto legislador nas Nações Unidas, no Governo de Portugal e na Comissão Europeia, trabalhando igualmente como consultor independente. Tem advogado a importância estratégica dos assuntos marítimos tanto para Portugal como para a Europa, em Lisboa e em Bruxelas.

Delegado à Assembleia Geral das Nações Unidas em 1998 e Conselheiro na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas (de 1999 a 2002).
Representante de Portugal e dos demais Estados Membros da EU, nas Nações Unidas, para os assuntos marítimos, durante as Presidências portuguesa e francesa da União em 2000.
Representante de Portugal na Convenção do Direito do Mar das Nações Unidas; na Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, e no Processo Consultivo Informal das Nações Unidas sobre Oceanos e Direito do Mar.
Coordenador da Comissão Estratégica dos Oceanos, um grupo de trabalho de alto-nível, nomeado pelo primeiro Ministro, encarregue de redigir uma política nacional para os oceanos (Junho 2003 a Outubro 2004).
Membro do Gabinete do Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos e coordenador da nova Política Marítima Integrada da União Europeia (Novembro de 2004 a Fevereiro de 2010).

É atualmente administrador executivo da Fundação Oceano Azul. Foi conselheiro do Presidente da República para assuntos de Ambiente, Ciência e Mar.