CANDIDATURAS ABERTAS

A pós-graduação em Wine Business tem como objetivos habilitar os interessados para um reconhecimento holístico das potencialidades da cadeia de negócios do vinho e da vinha, em Portugal e no estrangeiro, através da aquisição de uma sólida formação em áreas tão diversas como o marketing, a gestão de negócios de vinhos, viticultura e enologia e enoturismo.

Pretende-se proporcionar o alcance destes objetivos a todos os que adquirir conhecimentos no âmbito do wine business e todos aqueles que pretendam o desenvolvimento, individual ou coletivo, de um negócio sustentável na área.

A segunda edição deste curso decorre no Núcleo de Formação de Torres Vedras

Objetivos

• Proporcionar um conhecimento horizontal nos diferentes domínios relacionados com o vinho e a vinha;
  • Desenvolver as competências dos profissionais na área da produção, marketing e gestão de empresas da área do vinho;
  • Desenvolver projetos de empreendedorismo na área do vinho e da vinha;
  • Desenvolver competências técnicas adequadas para o desenvolvimento de um negócio sustentável;
  • Preparar os intervenientes para a gestão dos destinos e produtos enoturísticos;
  • Identificar e promover as potencialidades do vinho português acrescentando-lhe as mais valias inerentes e fundamentais para a sua implementação num mercado internacional.

Condições de acesso

Podem candidatar-se:
a) Titulares de grau académico superior ou equivalente legal nas áreas da biologia, química, engenharias, economia, gestão, turismo, marketing e áreas afins;
b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas da biologia, química, engenharias, economia, gestão, turismo, marketing e áreas afins;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como atestando a capacidade para realização do curso não conferente de grau pelo conselho técnico – científico nas áreas da biologia, química, engenharias, economia, gestão, turismo, marketing e áreas afins;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do curso não conferente de grau pelo conselho técnico – científico.

Testemunhos de antigos estudantes da PG

“Tomei conhecimento da PG em Wine Business já no limite das inscrições. Voltar a estudar 25 anos depois foi um enorme desafio, o tema da PG era muito interessante, corre-me nas veias. Todos os módulos apresentados estão em consonância com as necessidades básicas para quem quer entrar no mundo dos vinhos assim como para quem tem conhecimentos e os deseja aprofundar. A minha experiência pessoal saiu enriquecida pois ao longo dos anos sempre tive a viticultura como hobby e esta PG fez-me repensar se este não seria o meu caminho, o que efetivamente se veio a tornar. Depois desta PG iniciei os meus estudos em enologia. Pessoalmente é uma PG em que aprendemos muito e que eu recomendo a todos os que vivem intensamente a viticultura e a enologia.”

Pedro Reis, Viticultor

“A Pós-Graduação Wine Business veio dar à minha vida uma nova lufada de ar fresco, como profissional na área. Tivemos um painel de Professores bastante diversificado, muito experiente, excelentes conhecedores do vinho no território. Num Mundo globalizado como vivemos, o trabalho em rede será a nova ferramenta para os profissionais do vinho, que sem dúvida têm de se multiplicar em diversas funções e ter conhecimento em diversas matérias. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora para mim e recomendo.”

Nádia Santos, Assistente de Administração – Adega Cooperativa da Lourinhã

“Sempre gostei e quis saber mais sobre o vinho. Por isso inscrevi-me na pós-graduação em Wine Business do IPL. Frequentei um curso bastante avançado, abrangente, muito bem estruturado e com alguns professores de excelência. Participei em diversas visitas de estudo e aprofundei os meus conhecimentos sobre a cultura da vinha e do vinho. Fiz amigos. Hoje olho para os vinhos que bebo de uma outra maneira; considero que aumentei a qualidade dos vinhos que aprecio, sem aumentar significativamente o preço que pago por eles. Mesmo a nível profissional, sendo eu da área das vendas na indústria farmacêutica (que nada tem a ver com o vinho), esta pós-graduação foi muito útil: através dela apercebi-me do poder de uma boa história.  Considero que valeu a pena ter tirado esta pós-graduação em Wine Business no IPL-Leiria. Se voltasse atrás no tempo, faria tudo outra vez.”

Luís Morais, delegado de informação médica