“Olive4All” é desenvolvido pelo CiTUR, pela Universidade de Avignon e pela Universidade de Salónica

Projeto transnacional co-liderado pelo Politécnico de Leiria vence concurso europeu e recebe financiamento para estudar o património olivícola

O projeto transnacional “Olive4All – Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo”, desenvolvido por um consórcio liderado pela Universidade de Avignon (França), pelo CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e pela Universidade de Salónica (Grécia), acaba de vencer o concurso europeu “Património Cultural, Identidades e Perspetivas: Responder às Sociedades em Mudança (CHIP)”. Com esta distinção, os investigadores vão receber um financiamento de 550 mil euros para estudar e promover o património olivícola, eleito pela sua qualidade representativa dentro da identidade mediterrânica, portador de valores e símbolos fortes, mas insuficientemente valorizados na região euro-mediterrânica.

Na parte portuguesa, a rede de investigadores do CITUR de outras instituições, designadamente da Universidade da Madeira e dos politécnicos de Bragança e de Beja.

O projeto, que pretende construir uma metodologia inovadora, interdisciplinar e transponível, não só foi um dos seis selecionados entre os 90 projetos concorrentes, como ficou classificado em primeiro lugar no ranking dos 67 projetos na fase de avaliação final.

«Partindo de uma abordagem crítica do património, o projeto pretende dar visibilidade a um aspeto muitas vezes negligenciado do património rural, bem como às partes interessadas e às comunidades a ele ligadas, nem todas conscientes do seu valor social. O “Olive4All” destaca os processos de patrimonialização e de constituição de comunidades em torno da oliveira, questionando o conceito de património», pode ler-se no resumo do projeto.

O “Olive4All” propõe uma experiência centrada num dispositivo transmídia, que vai estudar em que medida determinadas formas de mediação desenvolvidas a partir da narração, da sensorialidade e da tecnologia digital podem ter sucesso na sensibilização de stakeholders e públicos distantes do património. O projeto, focado em dispositivos que possibilitem o acesso inclusivo ao património, irá desenvolver ferramentas específicas para ajudar as partes interessadas locais a dialogar, formar redes e integrar o património no desenvolvimento do seu território.

«O “Olive4All” deseja valorizar o património na sociedade através de ações direcionadas ao fortalecimento das políticas públicas. O objetivo é demonstrar que, ao dar mais espaço ao património nas sociedades, podemos responder aos desafios globais que se tornam ainda mais urgentes pela atual crise de saúde pública. Valorizar o património alimentar nas sociedades europeias serve para aumentar a sensibilização para o desenvolvimento sustentável nas suas dimensões humana, social, económica e ambiental», acrescentam os investigadores, que apelam à participação e colaboração das partes interessadas. «O objetivo é partilhar conhecimentos, aprender com as boas práticas e realizar mudanças sustentáveis ​​para construir a sociedade resiliente de amanhã».