27.05.2024 |Nas categorias de Doutoramento e de Mestrado

Docente e diplomada do Politécnico de Leiria distinguidas no VIII Concurso Teses Académicas – Turismo Centro de Portugal

Berta Costa, docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche (ESTM) do Politécnico de Leiria, e Mariana Ribeiro Vieira, mestre em Marketing e Promoção Turística da ESTM, viram reconhecidos os seus trabalhos académicos no âmbito do VIII Concurso Teses Académicas, promovido pelo Turismo Centro de Portugal, nas categorias de Doutoramento e de Mestrado, respectivamente.

A tese de doutoramento ‘Circular Economy in the Portuguese Hotel Industry’ valeu à docente Berta Costa o primeiro lugar na categoria de Doutoramento, tendo a mesma sido reconhecida pelo impacto nas empresas turísticas e nas entidades públicas do setor, a qualidade científica, a originalidade do trabalho e a sua relevância para a região Centro. Além da distinção, a autora foi galardoada com um prémio financeiro no valor de 1.000 euros. 

Para Berta Costa, « Vencer a VIII edição do Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal representa não só o reconhecimento do meu esforço e dedicação, como também serve de incentivo para continuar a contribuir para o avanço do conhecimento científico no setor do turismo em Portugal. A investigação científica nas áreas da sustentabilidade e economia circular desempenha um papel crucial na promoção da inovação e competitividade do setor, pelo que deve ser encorajada.
Gostaria de expressar a minha gratidão ao Turismo Centro de Portugal pelo reconhecimento e por promover esta iniciativa, que valoriza o trabalho científico desenvolvido no nosso país. Aproveito também a oportunidade para agradecer aos orientadores do meu doutoramento (Profª Doutora Susana Rodrigues do IPLeiria e Profª Doutora Pilar Moreno da Universidade de Sevilha), à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM-IPLeiria), ao CiTUR e ao Politécnico de Leiria e à minha família pelo apoio incondicional.»


No que respeita à categoria de Mestrado, a vencedora foi a dissertação ‘Competitividade dos Destinos Turísticos: A Perspetiva dos Municípios da Região Centro de Portugal’, da autoria de Mariana Ribeiro Vieira. Para a eleição e distinção deste trabalho académico, o júri final considerou os critérios: impacto da dissertação nas empresas turísticas e/ou nas entidades públicas com competências no setor; qualidade científica; originalidade do trabalho e incidência na região Centro. A diplomada da ESTM foi galardoada com um prémio financeiro de 500 euros.

O Concurso de Teses Académicas, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, visa valorizar o conhecimento gerado pela comunidade científica na área do turismo e aproximá-lo das empresas do setor e daqueles que pretendem desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.