Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar ao Serviço da Sociedade

PA_diario_leiria

A construção de uma instituição de Ensino Superior não é tarefa fácil, mas mesmo assim, há pessoas que sonham com essa possibilidade e convidam outras a juntarem-se ao seu sonho. Corria o ano de 1999 quando um conjunto de pessoas iniciou a implementação de uma Escola Superior em Peniche. Precisamente no dia 18 de outubro desse ano foi lecionada a primeira aula e passados 20 anos, são lecionadas muitas aulas e os 73 estudantes iniciais transformaram-se em mais de 1.500 que hoje vivem, estudam e investigam em Peniche sob a chancela do Politécnico de Leiria.

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) desenvolve a sua atividade essencialmente em duas grandes áreas do conhecimento, a Ciência do Turismo, e a Ciência e Tecnologia do Mar. Mas a capacidade e a resiliência que fez com que seja hoje uma referência nestas áreas, quer a nível nacional quer internacional, deve-se essencialmente a cinco fatores essenciais na missão de uma instituição de Ensino Superior.

Em primeiro lugar a oferta formativa, e a ESTM oferece um leque de cursos que promovem a empregabilidade, procurando dar resposta às necessidades do tecido empresarial. Em segundo lugar, a investigação, e através dos centros de investigação CiTUR e MARE, temos conseguindo atrair um conjunto de parceiros estratégicos que nos têm permitido inovar, desenvolver e produzir conhecimento através de investigação aplicada, destacando o fantástico edifício de investigação CETEMARES. Como terceiro fator a transferência do conhecimento, e neste capítulo, tem a ESTM inovado e colocado à disponibilidade da sociedade, entre outros, pão de algas, hambúrguer de peixe, estudos de impacto económico de eventos, e sistemas de monotorização de destinos turísticos. Como quarto fator a internacionalização, e hoje perto de 150 estudantes internacionais frequentam a ESTM. Organizamos congressos internacionais em Oman, Equador, Brasil e Polónia, recebemos congressos internacionais e investigadores, cooperamos em projetos internacionais. Por último a cooperação social, e a ESTM será sempre um parceiro, pois é da sua responsabilidade social ajudar no desenvolvimento local, colaborar no crescimento regional e contribuir para a afirmação nacional.

Ao longo destes 20 anos a ESTM tem procurado desenvolver um trabalho competente e assertivo. Temos consciência que o momento que atravessamos é difícil e que o futuro próximo se pode apresentar ainda com algumas dificuldades. Contudo, a História diz-nos que é nestes momentos que a consciência de mudança se torna mais nítida e mais mobilizadora. Queremos agir preventiva e antecipadamente com inteligência e eficácia, e todos os que direta ou indiretamente contribuíram para este percurso notável na ESTM, devem hoje sentir-se muito orgulhosos pelo trabalho honesto desenvolvido ao longo dos anos, pela determinação e constante procura de excelência dos profissionais que nesta Escola trabalham, e pelo compromisso que sempre assumimos para com o futuro. Desafiem-nos, pois isso motiva-nos a ir sempre mais além, procurando o melhor para os nossos estudantes, para os nossos colaboradores e parceiros. O Politécnico de Leiria é conhecimento ao serviço da Sociedade!

IN: Diário de Leiria, 03 de outubro 2019

Paulo Almeida|  :: Professor do Politécnico de Leiria; diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; Doutor em Marketing e Comércio Internacional; Investigador em Marketing Turístico, Gestão Hoteleira e Animação Turística