Matrículas e inscrição
inscrição
Renovação anual
Inscrição 2023/2024 [1] | Início | Fim |
Renovação da inscrição anual para os estudantes em 2023/2024 | 16-08-2023 | 04-09-2023 |
Aos estudantes que realizam exames na época especial de 2022/2023 | 06-09-2023 | 30-09-2023 |
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Informações sobre Matrícula e Inscrição
Seguro Escolar
O Despacho n.º 185/MEC/86, publicado em Diário da República, 2ª Série, de 12 de setembro, determina a obrigatoriedade do pagamento do seguro escolar pelos estudantes do Ensino Superior. Os estudantes devidamente matriculados/inscritos no Instituto Politécnico de Leiria encontram-se abrangidos pelo Seguro Escolar.
Este seguro de acidentes pessoais – grupo escolar – tem como objetivo garantir a cobertura dos riscos identificados nas condições gerais e particulares, no ano letivo a que respeita a inscrição, durante a atividade escolar desenvolvida nas instalações de ensino ou fora, desde que por iniciativa do estabelecimento de ensino.
Em caso de Acidente
O estudante deverá ser conduzido ao estabelecimento hospitalar mais próximo. O estudante poderá, ainda, recorrer a qualquer estabelecimento de saúde, público ou privado.
Participação de sinistro
O estudante é responsável por formalizar a participação do sinistro o mais rapidamente possível, num prazo máximo de 5 dias.
- Preencher devidamente o formulário de participação de sinistro;
- Juntar um relatório médico/policial pormenorizado consoante a situação;
- Juntar o comprovativo de IBAN, onde conste a identificação do titular da conta (talões de Multibanco não são válidos);
- Enviar os documentos para o endereço academicos@ipleiria.pt ou entregar diretamente nos serviços académicos do respetivo Campus;
- Após o envio da participação de sinistro, remeter por correio postal ou entregar nos Serviços Académicos a documentação clínica decorrente da assistência prestada na sequência do acidente, nomeadamente os originais dos documentos de despesa, as respetivas prescrições médicas, bem como outros relatórios de meios complementares de diagnóstico.
A participação do sinistro deverá seguir os seguintes passos:
Trata-se de um seguro de reembolso, pelo que o estudante é responsável pelo pagamento das despesas decorrentes do acidente, sendo posteriormente reembolsado diretamente pela seguradora, após o procedimento descrito anteriormente, caso a situação seja enquadrada no âmbito do Seguro Escolar.
Encontram-se seguradas todas as atividades de âmbito escolar desenvolvidas pelos estudantes, conforme as condições gerais e particulares da apólice de seguro, em vigor até 31 de dezembro de 2023 (ano letivo 2022/23),
Este seguro cobre os acidentes pessoais (não doenças) ocorridos durante a atividade escolar;
Coberturas:
- Morte: 30.000,00€
- Invalidez permanente absoluta: €50,000,00
- Invalidez permanente parcial: €50,000,00
- Despesas de Tratamento: €7.500,00
- Despesas de Repatriamento: 5.000,00
- Despesas de Funeral por Acidente: €3.000,00
- Responsabilidade Civil do segurado: €50.000,00
- Responsabilidade Civil do Estabelecimento de Ensino: €25.000,00
Em caso de necessidade de comprovação do seguro escolar, poderá ser solicitada a emissão de declaração de seguro escolar através do email academicos@ipleiria.pt contendo, obrigatoriamente, os seguintes dados do estudante: nome, número estudante e entidade onde realizará o estágio, dissertação, ou outros a constar no documento.
Contacto
Contactos para eventuais questões: academicos@ipleiria.pt