Voluntariado

Politécnico de Leiria

Voluntariado

As ações de voluntariado contribuem para o enriquecimento dos estudantes do Politécnico de Leiria como cidadãos, promovendo experiências de desenvolvimento pessoal, de transformação e de cidadania ativa e solidária. Estaremos, juntos, ao serviço de uma maior sustentabilidade da região de Leiria.

Os nossos objetivos

  • Otimizar a prática de voluntariado, dentro e fora do Politécnico de Leiria;
  • Potenciar oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, em contextos complexos diversificados;
  • Cooperar e interagir com a comunidade envolvente: pessoas e organizações.

Politécnico de Leiria

A Bolsa de Voluntariado

O Politécnico de Leiria criou uma bolsa de voluntários do Politécnico de Leiria, destinada ao registo dos que se disponibilizam de forma livre, desinteressada e responsável para colaborar em ações de voluntariado, tendo em conta as suas capacidades.

O Politécnico de Leiria prevê a realização de ações, regulares e pontuais, de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço da comunidade. 

Inscrição

(disponível brevemente)

Geral

Princípios fundamentais do Voluntariado in Direção Geral da Educação

Bases do Enquadramento Jurídico do Voluntariado​​​​​​​
Lei n.º 71/98, de 3 de novembro 

Regulamentação da Lei n.º 71/98
Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de setembro​​​​​​​

Legislação aplicável ao trabalho voluntário em Portugal
Lei n.º 71/98, de 3 de novembro 

Decreto-Lei n.º 389/99, de 30 de setembro


Parcerias

(disponível brevemente)


R-VES

Rede de Voluntariado do Ensino Superior


Contactos da Equipa

Coordenação

Doutor Miguel Jerónimo


FAQ

Perguntas Frequentes

O Politécnico de Leiria visa promover a participação de estudantes em ações de voluntariado, em complemento da respetiva formação académica.

Tem ainda como objetivo desenvolver a cooperação do Politécnico de Leiria com a comunidade em que se insere; criar uma estrutura privilegiada de promoção da responsabilidade social; promover o encontro entre as necessidades das organizações e a disponibilidade de voluntários.

Os estudantes do Politécnico de Leiria.

As ações de voluntariado são extensíveis aos docentes e não docentes do Politécnico de Leiria, bem como a antigos estudantes e trabalhadores aposentados desta instituição.

Os interessados deverão inscrever- se mediante o preenchimento de formulário disponível na página eletrónica do Politécnico de Leiria, no qual constará a sua identificação, dias semanais e horas disponíveis para colaborar, áreas de interesse e respetivas competências.

O voluntário terá que assinar uma declaração de honra na qual se compromete a ser assíduo e a cumprir com o programa de voluntariado designado.

As ações de voluntariado poderão incidir, designadamente, nas áreas seguintes:

  • Ações de âmbito social, designadamente no apoio a crianças, idosos e pessoas com
  • necessidades especiais;
  • Ações de promoção ambiental;
  • Ações de promoção, divulgação e recuperação do património histórico e cultural;
  • Outras, de reconhecido interesse social.

Quem organiza a bolsa de voluntariado é a Comissão Coordenadora de Voluntariado, constituída por (por exemplo):

  • Coordenador: Doutor Miguel Jerónimo (Pró-Presidente)
  • Membros: Docentes (um docente de cada Unidade Orgânica)
  • Técnico Superior SAS (por exemplo Celina Gaspar, representante do SAS)
  • Estudantes (Presidente ou Vice-Presidente AE, ou outro)
  • Assessoria: Técnico Superior (por ex. Patrícia Frade)

À comissão compete o organização, enquadramento e articulação das ações de voluntariado.

Efetuada a inscrição, a mesma será previamente analisada pelo coordenador do voluntariado, propondo os períodos e os domínios de atuação mais adequados às condições do candidato.

A competência da admissão é da responsabilidade da comissão da bolsa de voluntariado.

O candidato será convocado para uma entrevista com o coordenador do voluntariado e deverá preencher a Ficha Pessoal do Voluntário, assim como, o respetivo Acordo e Programa de Voluntariado, antes de iniciar as suas funções na qualidade de voluntário.

Considerando o disposto no artigo 9.º da Lei n.º 71/98,  por cada ação de voluntariado promovida pelo Politécnico de Leiria deverá ser estabelecido um programa de voluntariado, a subscrever pelo interessado, no qual deverá constar, designadamente, o período de colaboração, o respetivo horário a respeitar, bem como o local onde a mesma será prestada.

 A colaboração dos voluntários não poderá sobrepor -se às respetivas atividades escolares ou profissionais, ainda que parcialmente.

A colaboração dos estudantes voluntários só poderá, em regra, decorrer durante o ano letivo, sem prejuízo das interrupções letivas previstas no respetivo calendário escolar.

A colaboração dos voluntários, em que estudantes do Politécnico de Leiria estejam envolvidos, não poderão substituir as atividades ou funções dos profissionais da instituição parceira.

Não.

A formação inicial e contínua será promovida pelo Politécnico de Leiria, tendo em conta a complexidade das tarefas a exercer e o período em que as mesmas são exercidas.

Os voluntários passam a dispor de um cartão de identificação de voluntário, nos termos do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 389/99, de 30 de setembro.

Sim.

Certificado de participação em ação de voluntariado emitido pelo Politécnico de Leiria, desde que a assiduidade na ação de voluntariado em questão seja, no mínimo, de 90 %.

Sim.

Os voluntários irão beneficiar de seguro no âmbito das ações de voluntariado do Politécnico de Leiria.

Os estudantes voluntários têm ainda direito a:

  • Faltar justificadamente a atividades académicas quando a sua colaboração como voluntário for solicitada pela entidade promotora em casos de urgência, emergência ou calamidade pública;
  • Referência no Suplemento ao Diploma à ação de voluntariado de acordo com a certificação emitida, desde que aprovado pelo Presidente do Politécnico de Leiria. 

Sim.

Podes dirigir-te à Associação de Estudantes da tua escola, ou enviar um e-mail para 12345@ipleiria.pt.