Mobilidade Erasmus de Pessoal Docente e não Docente (STA e STT)

Candidatura a Mobilidade STA e STT para 2020-2021

As candidaturas à atribuição de bolsa Erasmus estão abertas de 1 de outubro a 30 de novembro 2020, através dos formulários:

Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino (STA):       http://on.ipleiria.pt/sta

Mobilidade de Pessoal para Formação (STT):       http://on.ipleiria.pt/stt

Os candidatos docentes apenas poderão concorrer a Bolsas para Missões de Ensino (STA) para as instituições parceiras do Politécnico de Leiria, no âmbito do Erasmus+. Na mobilidade de docentes, no programa de trabalhos a definir, é possível haver combinação de atividades que contemplem horas de ensino e incluir ações de formação e/ou networking, num total de 8 horas.

 

Em caso de dúvida, deverá efetuar o contacto através do email: ana.boaventura@ipleiria.pt

(Ana Boa-Ventura – Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional // Politécnico de Leiria)

 

 

Para apoiar quem tem que viajar por qualquer motivo, a Comissão Europeia criou um  instrumento interativo com informações permanentemente atualizadas sobre controlos de fronteiras, conselhos de segurança e saúde, serviços, informações, contactos úteis, etc., nos estados da União Europeia. A informação encontra-se disponível em 24 línguas, entre as quais o Português: https://reopen.europa.eu/pt

  

img3 img4

Mobilidade de Pessoal Docente e Não Docente Erasmus +

O Programa Erasmus + prevê a Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino (STA) e a Mobilidade de Pessoal para Formação (STT). Existem outras oportunidades para realizar mobilidade académica através de outras ações. A  Ação ICM – International Credit Mobility  permite aceder a bolsas para países terceiros (fora da UE) em número muito restrito. 

Os candidatos a doutoramento podem ainda inscrever-se através do:

  • Programa Marie Skolowska-Curie no âmbito do Horizonte 2020. Ver mais aqui.

Outras formas indiretas para realizar mobilidade podem ser no âmbito de qualquer uma das seguintes ações:

  • Erasmus Mundus Mestrados Conjuntos ver + (JDAZ)
  • Parcerias Estratégicas
  • Alianças de Conhecimento
  • Alianças Sectoriais
  • Cooperação para a Inovação no Ensino Superior

Ver +

Prof. Marlene Rosa Universidade de Bradford, Setembro de 2019
       STA – Marlene Rosa        Reino Unido Set. 2019
STA – Miguel Frade – Letónia
STA – Mário Antunes/Patrício Domingues – França

 

Luis Soares 2grupo de docentes
STA – Luís Soares – Lituânia

 

Mobilidades Outgoing para Missões de Ensino e para Formação

FAQ

 

 

 

 

Mobilidades Incoming para Missões de Ensino (STA)

A Mobilidade pode ocorrer em qualquer período do ano exceto nas férias do Natal, Páscoa ou Férias Grandes, consulte aqui (+) o calendário académico. O GMCI irá encaminhá-lo para o departamento onde pretende lecionar dependendo a sua aceitação da disponibilidade do Departamento nas datas indicadas e da compatibilidade do programa de estudo com o lecionado na Escola em questão. A aceitação não é portanto automática, e necessita de confirmação que normalmente é dada através da assinatura do STA, ou acordo de Teaching Assignement .

Qualquer docente Incoming com o STA previamente assinado, deve informar o GMCI da sua vinda por email (ana.boaventura@ipleiria.pt) assim como da eventual necessidade de marcação de alojamento, pelo menos 5 dias antes da sua chegada. Dessa forma é mais fácil articular o programa de trabalho com a Escola onde vai lecionar. Antes de partir, deve dirigir-se ao GMCI para recolher a declaração de estadia.

 

Mobilidade Université Savoie Mont Blanc
“Université Savoie Mont Blanc” – Semana Internacional 18 – 22/10/2017
Seminário: “Gestão eficiente e eficaz de projetos financiados pela União Europeia” Barcelona 6 – 10 Outubro 2017

 

 

 

 

 

 

Mobilidades Incoming para Formação (STT)

A Mobilidade para Formação, pelas suas características específicas implica a mobilização de demasiados meios técnicos e humanos para que possa ocorrer durante todo o ano. O Politécnico de Leiria organiza uma “Open Staff Week” no primeiro Semestre (Novembro) e uma International Week no segundo semestre (Maio) e apenas durante esses períodos é possível receber pessoal para formação STT. A vantagem é que nas datas indicadas são mobilizados recursos suficientes para poder oferecer um acompanhamento eficaz, assim como são disponibilizados meios para um programa cultural e social intenso. O facto dos STT incoming coincidirem apenas em dois períodos otimiza recursos e facilita o networking entre parceiros.

Consulte as datas dos eventos na plataforma IMOTION e no nosso site, increva-se e após receber a carta convite envie-nos o seus STT agreement para assinatura. O número de participantes é variável mas anunciados até 5 dias após o fecho das candidaturas.

Contatos:

Ana Boa-Ventura
Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional (GMCI)

Email: ana.boaventura@ipleiria.pt
telefone: +351 244 860448

 

Plataforma IMOTION

 

O objetivo da plataforma é incrementar e rentabilizar as staff week na Europa e ao mesmo tempo envolver os Gabinetes de Relações Internacionais e os Gabinetes de Comunicação das IES na divulgação das staff weeks e oportunidades de formação para o staff das IES. Neste contexto a plataforma:

  • Promove as staff week;
  • Dissemina os resultados dos eventos que organizamos;
  • Ajuda na procura de parceiros para job shadowing;
  • Ajuda os candidatos a encontrar o local da mobilidade;

Pode conhecer mais do Programa Imotion aqui