Academias

  • Academia Cisco – Cisco Networking Academy

CISCO

A Cisco Networking Academy é um programa educativo que fornece aos estudantes competências nas áreas do planeamento, implementação, gestão e segurança das redes de computadores, de modo a facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Desde 1997, o programa tem vindo a crescer e, atualmente, disponibiliza cursos de networking em mais do que 9000 academias, espalhadas por 165 países.

O Politécnico de Leiria foi a primeira Academia Regional Cisco, instalada em Portugal, e assegura, atualmente, os cursos: Cisco Certified Network Associate (CCNA) Routing and Switching, Health Information Networking, CCNA Security e Cisco Certified Network Professional (CCNP).

Inauguração: 2001

Página web: http://www.dei.estg.ipleiria.pt/academias/cisco/ 

Parceiros: ESTG (responsável: Luís Alexandre Lopes Frazão) | Cisco Systems Inc.

  • Academia EduNet/Phoenix Contact

EduNet

A Edunet – International Education Network é uma rede fundada em 2007, por iniciativa da empresa Phoenix Contact (empresa internacionalmente reconhecida na área da engenharia elétrica e tecnologia de automação), com a finalidade de: apoiar as universidades e seus parceiros, no que se refere a formação avançada para docentes; cedência orientada de equipamentos com tecnologia de automação (hardware e software); promoção da transferência de conhecimento internacional entre universidades; promoção do intercâmbio internacional de estudantes; organização e realização de simpósios e conferências anuais para membros; desenvolvimento mútuo e criação de material didático; desenvolvimento de normas reconhecidas internacionalmente para módulos de qualificação na área de tecnologia de automação; consultoria e suporte aos parceiros, através de pessoas de contacto nacionais; informação e coordenação com os parceiros dos ministérios e universidades sobre as estratégias e o planeamento de novos projetos educacionais; e iniciação de projetos de investigação nacionais e internacionais.

Inauguração: 2013

Página web: http://sites.ipleiria.pt/edunet/

Parceiros: ESTG (responsável: João Miguel de Sousa) | Phoenix Contact Portugal

  • Academia Oracle – Oracle Academy.IPLeiria

Oracle AcademyOracle® Corporation, one of the largest database technology companies, supports the dissemination of Oracle technology to students all over the world. It does so through its “Oracle Academy” program.

The “Oracle Academy” program strengthens course curriculum with a high-tech complement in the database area, either by direct integration of materials in daily classes or by means of extra-curricular activities (such as certification support programs). By doing so, it prepares students to become solid professionals in a core Informatics area: Databases.

IPLeiria has adhered to the Oracle Academy program. By pursuing that path, it has committed to provide its students a solid technological database-oriented backbone required for efficient Oracle technology usage. As students enter the professional world, they do so with high-level skills that no IT employer can disregard.

Inauguração: 2008

Página web: http://www.dei.estg.ipleiria.pt/academias/oracle/

Parceiros: ESTG (responsável: Rui Miguel de Oliveira) | Oracle Corporation

  • Siemens Automation Academy

Siemens Automation Academy

A Siemens Automation Academy (SAA) é a primeira academia em automação, resultando da parceria entre a SIEMENS, em especial através do seu Setor Industry em Portugal, e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.

A SIEMENS é detentora de um portefólio de soluções inovadoras em automação integrada e software industrial para clientes industriais. Pretende promover o estudo da engenharia em Portugal, estimulando os alunos a realizar a sua formação nesta área e dotar os estudantes de engenharia do ensino superior de uma formação prática e de competências orientadas para o empreendedorismo.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria assume o compromisso de proporcionar aos seus estudantes uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, ministrando conhecimentos teóricos e, essencialmente, práticos e as suas aplicações, com vista à fácil integração no mercado de trabalho.

A junção destas sinergias resultou, então, na criação de uma academia, com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos estudantes, na área da automação, e de melhor prepará-los para o meio profissional, promovendo ativamente o ensino e cooperação estratégica nos setores relevantes da indústria na área geografia e/ou nas suas áreas de especialização. Para tal, a Academia, que funciona no Laboratório de Automação Paulo Gata, está dotada de equipamentos com soluções de topo ao nível da automação integrada.

Inauguração: 2014

Página web: http://siemensautomationacademy.ipleiria.pt/

Parceiros: Siemens | Politécnico de Leiria (responsável: Eliseu Manuel Ribeiro) | Cadflow

  • PLM Academy: powered by Siemens Industry Software

PLM Academy

A Siemens PLM Academy (Product Lifecycle Management Academy) é um espaço laboratorial orientado para as áreas da engenharia mecânica e gestão industrial, que surge de uma parceria entre a Siemens, a Cadflow e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Esta Academia pretende promover e dotar os estudantes das melhores ferramentas e metodologias para o projeto, fabrico e gestão industrial, suportada na forte experiência e ligação com o tecido industrial da região. A PLM Academy está equipada com 24 postos de trabalho, dispondo de software Siemens SolidEdge, NX, Tecnomatix e Teamcenter, produtos de referência mundial e com forte presença nos diversos domínios da engenharia.

Inauguração: 2014

Página web: http://plmacademy.estg.ipleiria.pt/

Parceiros: Siemens | Politécnico de Leiria (responsável: Nuno Miguel André) | Cadflow