O Politécnico de Leiria  tem-se afirmado nos últimos anos como uma instituição focada na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i), tendo por marca identitária um Ecossistema de I&D+i orientado primordialmente para o tecido económico e social da região onde está inserido, não perdendo, contudo, o foco global que se pretende para a I&D+i.

Assim, é nosso objetivo assegurar uma atividade de I&D+i que seja útil para a Região, mas também relevante para todo o País, e com potencial de aplicação em contexto internacional, dentro das nossas diversas áreas de atuação.

Para além das suas unidades orgânicas e de investigação internas, destaca-se ainda a estrutura de apoio interna à I&D+i do Politécnico de Leiria de, dividida em 3 setores: INDEA, CTC e Gabinete de Projetos.

Fazem parte deste ecossistema de I&D+i as suas 5 escolas superiores, 15 unidades de investigação, 1 centro de transferência de conhecimento e tecnologia e 2 infraestruturas científicas (Edifício CDRsp – Engenharia e Biofabricação; Edifício CETEMARES – Ciência e Tecnologia do Mar), às quais se unem:

3 incubadoras de empresas

1 business school

1 associação empresarial

1 centro tecnológico

1 parque tecnológico

2 agências regionais de energia

1 centro ciência viva

9 clusters e pólos de competitividade de tecnologia

Para o futuro, pretende o Politécnico de Leiria de Leiria

• Continuar a apoiar, dinamizar e consolidar as suas atividades de I&D+i;
  • Estabelecer e reforçar parcerias com outros institutos e unidades de investigação nacionais e estrangeiras, fomentando a participação em projetos conjuntos;
  • Promover o intercâmbio dos investigadores do Politécnico de Leiria de Leiria com outros institutos e unidades de investigação, nacionais e estrangeiras, assim como a integração de investigadores externos nas suas unidades de investigação;
  • Potenciar e alargar as parcerias existentes para a formação pós-graduada, quer com outras instituições de ensino superior, quer com o setor empresarial local;
  • Estimular a participação dos alunos de formação inicial e pós-graduada nas actividades de I&D+i das suas unidades de investigação.

Acreditamos que o nosso Ecossistema de I&D+i nos permitirá, duma forma segura e sustentada, alcançar todos estes objetivos, para que novos e mais ambiciosos propósitos surjam de seguida, e com isso podermos continuamente contribuir para a melhoria da sociedade local, regional, nacional e global em que vivemos.

INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados

O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria, que surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Politécnico de Leiria de Leiria, visando a promoção das atividades de I&D+i e a generalização da oferta de formação pós-graduada nos diversos domínios científicos do Politécnico de Leiria.

Enquanto espaço de referência de I&D+i e formação avançada no Politécnico de Leiria, o INDEA visa o fortalecimento das capacidades próprias de investigação e o desenvolvimento do conhecimento científico.

• Fomentar, apoiar e coordenar atividades de I&D+i;
  • Promover a formação avançada no Politécnico de Leiria;
  • Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.

A equipa do INDEA é responsável pelo apoio técnico e administrativo e pela comunicação com as estruturas internas e externas no âmbito da I&D+i. Entre os diversos serviços que presta, destaca-se o apoio às unidades de investigação e a gestão dos concursos de atribuição de Bolsas de Investigação Científica do Politécnico de Leiria

Regulamento do INDEA

indea@ipleiria.pt

Centro de Partilha e Valorização do Conhecimento

O CTC, como estrutura de interface interna e com o exterior, permite alavancar a concretização de diversos projetos académicos e, em parceria com empresas e outras instituições, potenciar a criação de spin-offs.

Atividades como: a realização de ações de formação, seminários, conferências, workshops, participação em exposições e organização de eventos de divulgação de inovação e tecnologia do Politécnico de Leiria de Leiria são, também, objeto de ação do CTC.

Missão

Promover a oferta tecnológica e o conhecimento existente no Politécnico de Leiria junto das empresas e instituições, interagindo com estas, de forma a identificar novas áreas de conhecimento emergentes. Estimular, incentivar e dinamizar a participação de todos aqueles que integram o Politécnico de Leiria em projetos de transferência de tecnologia e partilha de conhecimento.

+ Informação

Gabinete de Projetos

O Gabinete de Projetos (GPROJ) do Politécnico de Leiria de Leiria está integrado na Direção de Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Instituto (DSPDE), que engloba também o Gabinete de Planeamento (GPLAN) e o Gabinete de Organização e Métodos (GOM).

O GPROJ foi criado com o objetivo de promover a participação das unidades orgânicas, unidades de investigação, docentes e investigadores do Politécnico de Leiria em projetos financiados por programas nacionais e internacionais de diversa tipologia.

Missão

• Deteção de oportunidades de financiamento;
  • Sistematização e divulgação interna ao corpo de investigadores do Politécnico de Leiria a de informação relativa a programas de financiamento;
  • Promoção de parcerias internas e externas, nacionais e internacionais, para candidaturas a programas de financiamento;
  • Gestão das componentes administrativa e financeira nos processos de candidatura a programas de financiamento em que o Politécnico de Leiria participe, apoiando os seus investigadores em tarefas para as quais não estão especificamente vocacionados.

A execução financeira dos projetos aprovados é depois realizada pelo Sector de Gestão Financeira de Projetos (SGFP), da Direção de Serviços Financeiros (DSF).

Ana Marta Santos (responsável): gabinete.projectos@ipleiria.pt

Siga-nos em Politécnico de Leiria de Leiria Projetos