O Politécnico de Leiria tem vindo a apresentar um crescimento sustentado no número de projetos de investigação que coordena e participa, através das suas várias Unidades de Investigação, com diversos e diferentes parceiros.

Estes projetos apresentam uma elevada transdisciplinaridade, aplicabilidade e transferibilidade para a economia local, regional, nacional e internacional.

Cumprem assim a premissa principal da nossa atividade de I&D+i enquanto instituição politécnica, e garantem um forte alinhamento com as Estratégias Europeias para a I&D+i, o que nos permite adivinhar um ainda maior sucesso futuro para a nossa atividade nesta área.

Projetos I&D em curso

492013
322014
312015
442016
982017
1052018

Bolsas I&D em curso

832013
822014
792015
632016
1212017
2012018

A fim de angariar os melhores investigadores para os nossos projetos ativos, força motriz principal para o nosso ecossistema de I&D+i, divulgamos abaixo os concursos abertos presentemente, e para os quais convidamos todos os interessados a concorrer.

Poderão obter a documentação necessária abaixo, bem como consultar a legislação que regulamenta o estatuto do bolseiro de investigação e das bolsas de investigação científica do Politécnico de Leiria de Leiria.

Bolsas de Investigação – concursos abertos

Edital n.º 412/2020 – Diário da República, 2.ª Série, n.º 56, de 19-03-2020 – Prazo de candidatura suspenso – Despacho n.º 97/2020

1 Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD)

• Título do projeto: MATIS – Materiais e Tecnologias Industriais Sustentáveis (CENTRO-01-0145-FEDER-000014)
  • Destinatários: Titulares de doutoramento em Engenharia Mecânica ou áreas afins
  • Duração: 8 meses, com início previsto em maio de 2020
  • Prazo de candidatura: 18 de março a 31 de março de 2020
  • Anúncio

Bolsas de participação em reuniões científicas (BPRC) – Concurso em atualização

• Anúncio (aguarda publicação)
  • Descrição: As bolsas de participação em reuniões científicas destinam-se a comparticipar os custos da viagem, alojamento e alimentação para a participação ativa de estudantes do Politécnico de Leiria em eventos científicos no país ou no estrangeiro (apresentação de comunicações), sendo cumulável com o subsídio para inscrição no evento, nos termos e condições previstos no Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Politécnico de Leiria (nova redação aguarda aprovação da FCT).
  • Destinatários: Estudantes matriculados e inscritos nos ciclos de estudos do Politécnico de Leiria que tenham obtido a aceitação de comunicação da sua autoria para apresentação em reunião científica.
  • Duração: A duração máxima da bolsa corresponde à duração do evento científico, tendo início na data de partida e termo no dia da chegada do bolseiro, não sendo renovável.
  • Candidaturas: A candidatura deve dar entrada no Politécnico de Leiria até 30 dias úteis antes da realização da reunião científica e deve ser dirigida à escola a que o estudante pertence. Se a decisão sobre a aceitação da comunicação na reunião científica for proferida em prazo não compatível com o acima indicado, pode o estudante excecionalmente apresentar candidatura até 30 dias de calendário antes da realização da reunião científica. A candidatura deve ser obrigatoriamente instruída com a documentação exigida (abaixo) e indicação da fonte de financiamento que suportará a bolsa, ficando a concessão da mesma dependente da disponibilidade orçamental da entidade financiadora.
  • Documentação obrigatória na apresentação da candidatura:
    • Formulário de candidatura
    • Parecer do orientador
    • Plano de atividades

Bolsas de Investigação – candidatura

Formulário de candidatura (documento obrigatório na apresentação de candidatura)

Formulário de audiência prévia (documento obrigatório em caso de reclamação dos resultados do concurso)

Nota: Os candidatos detentores de habilitações estrangeiras devem comprovar a obtenção de equivalência/reconhecimento do grau académico, nos termos do Decreto-Lei nº. 66/2018.

Bolsas de Investigação – legislação

Estatuto do Bolseiro de Investigação

Legislação em vigor – Decreto-Lei n.º 123/2019.

O Estatuto do Bolseiro de Investigação foi aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto. Tendo sido alterado pelos seguintes diplomas:

• Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, que procede à quarta alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação;
  • Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação;
  • Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, com entrada em vigor a 27 de agosto;
  • Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro.

Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Politécnico de Leiria

• (Novo Regulamento aguarda aprovação da FCT)
  • Regulamento n.º 506/2017, publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 187, de 27 de setembro (.pdf) .

Seguro Social Voluntário