Estrutura de I&D

Investigação e Desenvolvimento

Estrutura

O Politécnico de Leiria tem-se afirmado nos últimos anos como uma instituição focada na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i), tendo por marca identitária um Ecossistema de I&D+i orientado primordialmente para o tecido económico e social da região onde está inserido, não perdendo, contudo, o foco global que se pretende para a I&D+i.

Assim, é nosso objetivo assegurar uma atividade de I&D+i que seja útil para a Região, mas também relevante para todo o País, e com potencial de aplicação em contexto internacional, dentro das nossas diversas áreas de atuação. Neste âmbito destaca-se a liderança da RUN-EU, uma Universidade Europeia aprovada e financiada pela Comissão Europeia, que conta com sete parceiros Europeus que expandem o ecossistema de I&D+i, na promoção e execução de projetos, ligação ao ensino e capacitação para as competências de futuro.

Para além das suas unidades orgânicas e de investigação internas, destaca-se ainda a estrutura de apoio interna à I&D+i do Politécnico de Leiria, que inclui o Centro de Partilha e Valorização de Conhecimento (CPVC) e o Gabinete de Projetos.

Fazem parte deste ecossistema de I&D+i

As suas 5 escolas superiores, 15 unidades de investigação, 1 centro de transferência de conhecimento e tecnologia e 3 infraestruturas científicas (Edifício CDRSP – Engenharia e Biofabricação; Edifício CETEMARES – Ciência e Tecnologia do Mar; Campus 5 – ciTechCare).

Incubadoras de empresas

StartUpLeiria

OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio ( Marinha Grande)

ABC – Apoio de Base à Criatividade (Parque Tecnológico de Óbidos)

Laboratórios Colaborativos

SmartFarm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura

BUILT Colab – Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro

S2AQUAcoLAB – Laboratório Colaborativo de Aquacultura Inteligente e Sustentável

Colab + Atlantic

Clusters e pólos de competitividade de tecnologia

AED – Cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa

Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar
www.forumoceano.pt

InovCluster – Associação do Cluster AgroIndustrial do Centro
www.inovcluster.pt

Mobinov – Associação do Cluster Automóvel
mobinov.pt

Pool-Net – Cluster de Competitividade Engineering & Tooling
www.toolingportugal.com

PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção
www.produtech.org

TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica
www.tice.pt

ACPMR – Associação dos Recursos Minerais de Portugal
www.clustermineralresources.pt

AEC – Cluster da Arquitetura, Engenharia e Construção
www.ptpc.pt

• Continuar a apoiar, dinamizar e consolidar as suas atividades de I&D+i;
  • Estabelecer e reforçar parcerias com outros institutos e unidades de investigação nacionais e estrangeiras, fomentando a participação em projetos conjuntos;
  • Promover o intercâmbio dos investigadores do Politécnico de Leiria de Leiria com outros institutos e unidades de investigação, nacionais e estrangeiras, assim como a integração de investigadores externos nas suas unidades de investigação;
  • Potenciar e alargar as parcerias existentes para a formação pós-graduada, quer com outras instituições de ensino superior, quer com o setor empresarial local;
  • Estimular a participação dos alunos de formação inicial e pós-graduada nas atividades de I&D+i das suas unidades de investigação.

Acreditamos que o nosso Ecossistema de I&D+i nos permitirá, duma forma segura e sustentada, alcançar todos estes objetivos, para que novos e mais ambiciosos propósitos surjam de seguida, e com isso podermos continuamente contribuir para a melhoria da sociedade local, regional, nacional e global em que vivemos.