Politécnico de Leiria

Tendo em vista a concretização da sua missão, bem como a especificidade do contexto social, económico e cultural em que se insere, o Politécnico de Leirita organiza-se internamente da seguinte forma: unidades orgânicas de ensino e investigação; unidades orgânicas de formação; unidades orgânicas de investigação; unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico; unidades funcionais e serviços.

Unidades orgânicas de ensino e investigação

ESECS . Escola Superior de Educação e Ciências Sociais . Leiria
A ESECS desenvolve a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores. Desenvolve, ainda, um conjunto variado e vasto de atividades de investigação e de ligação à comunidade, no âmbito das suas áreas de competência. Isto permite conferir ao ensino que ministra um cariz muito particular, envolvendo estudantes e professores em atividades que potenciam as aprendizagens, quer no sentido da investigação, quer no sentido da sua aplicação prática. Foi criada como escola autónoma, em 1979, e integrada no Politécnico de Leiria, em 1980. Em 2008, ao abrigo dos novos estatutos do IPLeiria, vê a sua designação alterada de Escola Superior de Educação para Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

SandrinaMilhano_100px
DiretoraProfessora doutoraSandrina Diniz Fernandes Milhano

ESTG . Escola Superior de Tecnologia e Gestão . Leiria
A ESTG forma profissionais nas áreas da engenharia, tecnologia, tecnologias da saúde, gestão, marketing, contabilidade e solicitadoria, desde o ano letivo de 1989/1990. No âmbito da cooperação, a Escola é reconhecida pela forte ligação ao meio empresarial, fruto do estabelecimento de parcerias com empresas, quer da região de Leiria, quer de âmbito nacional, que permitem o desenvolvimento de projetos, a prestação de serviços e a lecionação de aulas em ambiente empresarial. Atualmente, a ESTG é reconhecida como Academia Cisco, Academia Microsoft, Oracle e, mais recentemente, Siemens, tendo também um conjunto diversificado de protocolos celebrados com outras empresas e instituições.

DiretorProfessor doutorCarlos Alexandre Bento Capela

ESAD.CR . Escola Superior de Artes e Design . Caldas da Rainha
A ESAD.CR é uma escola de artes e design, implantada numa cidade detentora de um vasto património cultural e artístico. Oferece formação graduada, nos domínios das artes plásticas, do design e das artes performativas. Tendo iniciado a sua atividade em 1990, é hoje uma escola reconhecida a nível nacional e internacional, sendo os seus estudantes e professores detentores de numerosos prémios e referências nos meios de comunicação da especialidade. Nesta escola, assume cada vez mais relevância a ligação ao mundo da indústria, especialmente através dos seus cursos em design.

Foto João Pedro Santos
DiretorProfessor doutorJoão Pedro Faustino dos Santos

ESTM . Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar . Peniche
A ESTM foi criada em 1999 e, desde então, adotou o mar como imagem de marca e suporte da sua identidade. O seu caráter singular no panorama nacional do ensino superior, aliando duas áreas científicas intrinsecamente ligadas ao mar, permite uma forte interação com diversas entidades regionais e nacionais, assim como com o tecido económico da região. A sua oferta formativa é complementada com atividades de I&D desenvolvidas pelos grupos de investigação sediados na ESTM: CiTUR – Centro de Investigação Aplicada em Turismo e Grupo de Investigação em Recursos Marinhos MARE- IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. A qualidade do ensino é reconhecida internacionalmente, possuindo a certificação TedQual atribuída pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Ao nível da internacionalização, a ESTM integra diversas redes internacionais das quais se destaca o Campus do Mar – International Campus of Excellence, possuindo protocolos de parceria com diversas instituições internacionais

Foto Paulo Almeida
DiretorProfessor doutorPaulo Jorge dos Santos Almeida

ESSLei . Escola Superior de Saúde . Leiria
A ESSLei foi integrada no Politécnico de Leiria em 2001, oferecendo formação em enfermagem. Em 2005, a Escola, até então designada por Escola Superior de Enfermagem, transforma-se em Escola Superior de Saúde. Mais do que uma mudança de nome, esta alteração significou a possibilidade de concretizar o alargamento do projecto educativo de nível superior, para lá do limite exclusivo da formação em enfermagem.

Foto Clarisse Louro
DiretoraProfessora doutoraMaria Clarisse Carvalho Martins Louro

INDEA . Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados
O INDEA é uma unidade de formação, investigação e desenvolvimento do Politécnico de Leiria, criada nos termos do artigo 7.º, n.º 6 dos Estatutos do Politécnico de Leiria. Surge integrado numa estratégia alargada de desenvolvimento do Instituto, visando a promoção de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), nos diversos domínios científicos, e a generalização da oferta de formação pós-graduada. A sua missão assenta no incentivo, apoio e coordenação das atividades de I&D e da formação avançada no seio do Politécnico de Leiria, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a capacidade de inovação da região e do país.

Unidades orgânicas de formação

UED . Unidade de Ensino a Distância
A UED está, especialmente, vocacionada para o desenvolvimento de projetos de e-learning, reunindo todas as iniciativas nesse domínio, que vêm sendo programadas e desenvolvidas no Politécnico de Leiria. Para tal, aproveita as sinergias existentes entre elas e racionaliza a utilização dos recursos humanos e financeiros.
// Diretora Professora Doutora Maria Isabel Alves Rodrigues Pereira

 

FOR.CET . Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica
O FOR.CET foi criado com o objetivo de implementar e dinamizar formações pós-secundárias e desenvolver estudos, no âmbito das necessidades de formação profissional.

 

FOR.ATIVOS . Centro de Formação de Ativos
Ao FOR.ATIVOS compete, em articulação com as demais unidades de ensino e formação, a promoção da formação ao longo da vida.

Unidades orgânicas de investigação

CDRsp . Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto
O CDRsp tem desenvolvido atividade na área da engenharia mecânica, aplicada ao desenvolvimento de projetos tecnológicos de investigação, com vista a um desenvolvimento sustentável e eficiente de produtos, materiais e processos.
// Diretor Professor Doutor Nuno Manuel Fernandes Alves

Unidades orgânicas de apoio à atividade pedagógica e de promoção à transferência e valorização do conhecimento científico e tecnológico

CTC . Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento
O CTC é um centro criado pelo Politécnico de Leiria, para dar apoio às empresas através da sua capacidade de facilitar, impulsionar e gerir a transferência de tecnologia e conhecimentos entre o meio académico e o tecido empresarial.
// Diretora Professora Doutora Ana Lúcia Marto Sargento

Unidades funcionais

SAS . Serviços de Ação Social
Os Serviços de Ação Social são uma unidade funcional do Politécnico de Leiria, que tem como objetivo contribuir para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, frequência e êxito escolar aos estudantes que ingressam nas Escolas do Instituto, proporcionando-lhes condições que permitem superar desigualdades económicas e sociais.
Estes Serviços concedem, no âmbito das suas competências, apoio direto e indireto e outros benefícios sociais. Prestam, além disso, serviço à comunidade académica, cumprindo compromisso de equidade e qualidade, visando a formação integral dos estudantes.
// Administrador Doutor Miguel Júlio Teixeira Guerreiro Jerónimo

 

SAPE . Serviço de Apoio ao Estudante
O SAPE tem como finalidade a promoção do sucesso escolar e o combate ao abandono no Politécnico de Leiria, procurando promover um maior bem-estar ao estudante, ao longo do seu trajeto na instituição. Resulta de um programa mais amplo designado “Trajetos… com Sucesso no IPLeiria”.
// Coordenadora Professora Doutora Graça Maria dos Santos Baptista Seco

Serviços

Os serviços são organizações permanentes, orientadas para o apoio técnico ou administrativo às atividades do Politécnico de Leiria e das unidades orgânicas nele integradas. No edifício sede, funcionam os serviços centrais do Instituto, mas, em cada escola, é possível recorrer ao apoio dos mesmos para eventuais esclarecimentos e ajuda ao longo do percurso académico.

Direção dos Serviços Jurídicos

Incumbe à Direção de Serviços Jurídicos (DSJ) prestar apoio aos órgãos do Instituto e das unidades orgânicas, nos domínios jurídico e disciplinar. Este serviço depende diretamente do presidente (n.º 2.2 do art. 7.º A, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).
// Responsável Dr.ª Mónica Caldeira de Matos Ventura // Contacto dsj@ipleiria.pt

Direção dos Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico

Incumbe à Direção de Serviços de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico (DSPDE) prestar apoio aos órgãos do Instituto e das unidades orgânicas, nos domínios do planeamento de atividades estratégicas para o IPLeiria. (n.º 3 do art. 106.º dos Estatutos do Politécnico de Leiria).

// Responsável Chefe de Gabinete Eng.º Pedro Miguel Ramalho Costa // Contacto dspde@ipleiria.pt

Fazem parte da DSPDE:

  1. Gabinete de Organização e Métodos (GOM)
  2. Gabinete de Planeamento (GPLAN)

    O Gabinete foi constituído com o objetivo de prestar assessoria à Presidência e demais órgãos do Politécnico de Leiria, em áreas que contribuam para o planeamento das suas atividades e que facilitem o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento estratégico do Instituto.
    A sua missão é a de garantir o apoio técnico no planeamento estratégico e operacional das áreas de atuação do Politécnico de Leiria, através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, nomeadamente: elaboração de estudos e análises; sistematização e análise de indicadores de gestão; produção de documentos de divulgação e planeamento das atividades da instituição (relatórios e planos de atividade); desenvolvimento de inquéritos de opinião/satisfação; criação e manutenção de estruturas de recolha, tratamento, atualização e disponibilização de informação sobre as áreas de atuação e desenvolvimento do Instituto; apoio às atividades de implementação e monitorização do planeamento estratégico do Politécnico de Leiria.
    Responsável Dr.ª Sofia Alexandra Sousa . gabinete.planeamento@ipleiria.pt

  3. Gabinete de Projetos (GPROJ)

    O Gabinete foi criado com o objetivo de promover a participação dos docentes e das unidades orgânicas da instituição em projetos financiados por programas nacionais e internacionais.
    A sua missão é a de assegurar a deteção de oportunidades, a recolha, sistematização e disseminação de informação relativa a programas de financiamento, a promoção de parcerias e a gestão das componentes administrativa e financeira nos processos de candidatura de projetos nos quais o Politécnico de Leiria participe, apoiando, deste modo, os investigadores, docentes e outros colaboradores em tarefas para as quais não estão especificamente vocacionados.
    Responsável Dr.ª Ana Marta Santos . gabinete.projectos@ipleiria.pt

Direção dos Serviços Financeiros

A Direção de Serviços Financeiros (DSF) exerce a sua ação nos domínios da administração financeira e patrimonial e aquisição de bens e serviços. Estes serviços deverão ser descentralizados, com o funcionamento de gabinetes de atendimento ao nível das Escolas. A DSF compreende: Divisão de Contabilidade (dsf.scont@ipleiria.pt); Divisão de Gestão Financeira e Orçamental (dsf.sgfo@ipleiria.pt);  Divisão de Gestão Financeira de Projetos (dsf.sgfp@ipleiria.pt); Divisão de Compras e Aprovisionamento (dsf.sap@ipleiria.pt); Setor de Património (dsf.spat@ipleiria.pt) e Setor de Tesouraria (dsf.tesouraria@ipleiria.pt);.

// Contacto  dsf@ipleiria.pt

Direção dos Serviços Académicos

A Direção dos Serviços Académicos (DSA) é responsável pela atividade relacionada com processos individuais de estudantes, propinas, matrículas e outros assuntos relacionados com a atividade académica.
«Os Serviços Académicos devem ter uma estrutura de atendimento e apoio aos alunos descentralizada, em termos a definir pelo conselho geral.» (n.º 6 e 6.1, do art. 7.ºA, dos Estatutos do Politécnico de Leiria). Despacho n.º 160/2007
// Responsável Doutora Isabel Maria Paraíso Faria Lopes // Contacto academicos.sc@ipleiria.pt

Direção dos Serviços de Documentação

Os Serviços de Documentação (SDIPleiria) são constituídos pelas bibliotecas instaladas nas Escolas do Politécnico de Leiria: ESECS, ESTG e ESSLei, em Leiria; ESAD.CR, nas Caldas da Rainha; e ESTM, em Peniche.
Desde a criação dos Serviços de Documentação, as bibliotecas passaram a trabalhar como uma unidade e com uma filosofia de atuação comum, com o objetivo da rentabilização de esforços, recursos humanos e materiais.
Todas as bibliotecas têm espaços próprios, com diferentes dimensões e tempo de existência, bem como coleções bibliográficas específicas para os utilizadores, o que as distingue entre si e as torna únicas.
// Responsável Dr.ª Maria Dulce Rosário Correia // Contacto sd@ipleiria.pt

Direção dos Serviços Informáticos

A Direção de Serviços Informáticos (DSI) exerce a sua ação no domínio da conservação de bens e equipamentos informáticos, dos sistemas de informação e comunicação ao serviço do IPLeiria.

Consulte a página da direção dos serviços informáticos https://www.ipleiria.pt/dsi, onde poderá:

  • Aceder a conteúdos do seu interesse e informação de ajuda relacionada com os serviços que prestamos
  • Solicitar o nosso apoio através dos canais de suporte disponibilizados suporte.dsi@ipleiria.pt.

// Responsável Eng.º Luís Eduardo Rodrigues Cachulo // Contacto dsi@ipleiria.pt

Direção dos Serviços de Recursos Humanos

A Direção de Serviços de Recursos Humanos (DSRH) exerce funções na gestão de processos e dados de pessoal, inerentes à constituição, modificação, suspensão e extinção de relações de emprego. É responsável, além disso, por conceber, propor e implementar os sistemas administrativos de gestão de recursos humanos. A DSRH compreende: Setor de Processamento; Setor de Contratação e Gabinete Técnico de Recursos Humanos.
// Responsável Dr.ª Isabel Fernanda Lopes Duarte // Contacto drh@ipleiria.pt

Direção dos Serviços Técnicos

A Direção de Serviços Técnicos (DST) é o serviço do Politécnico de Leiriaresponsável pela gestão e acompanhamento de obras, manutenção de instalações e equipamentos, segurança das instalações e saúde, higiene e segurança no trabalho.

A DST está sedeada nos Serviços Centrais, organizando-se internamente em Setor de Obras, Setor de Manutenção e Setor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Setor de Obras
Serviço responsável pela gestão e acompanhamento das obras efetuadas no Politécnico de Leiria. O envolvimento do serviço compreende o levantamento e/ou caracterização da(s) necessidade(s), definição do programa preliminar, contratação ou elaboração do projeto de execução, contratação e acompanhamento da execução da empreitada e termina com a receção provisória da empreitada. Compete ainda ao setor de obras acompanhar e apoiar os processos de candidatura a projetos de financiamento para obras e a sua posterior execução física.

Setor de Manutenção
Serviço responsável pela manutenção de instalações e infraestruturas físicas do Politécnico de Leiria, de que se destacam as seguintes:

  • Estruturas e demais elementos construtivos dos edifícios;
  • Instalações elétricas;
  • Instalações de AVAC;
  • Instalações de água e saneamento;
  • Instalações de gás combustível;
  • Instalações de ar comprimido e gases especiais.
  • Elevadores e equipamentos de elevação;
  • Sistemas de segurança eletrónicos;
  • Sistemas de segurança ativa de combate a incêndios;
  • Arruamentos, passeios e demais zonas de circulação nos diferentes campi
  • Zonas ajardinadas e afins.

Estão excluídas do âmbito de intervenção da DST as instalações de comunicações de voz e dados, da responsabilidade da Direção de Serviços Informáticos, bem como os equipamentos específicos existentes em laboratórios, cantinas, bares ou outros espaços, não integrados nas instalações acima mencionadas.

Setor de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
Serviço responsável pelo desenvolvimento das atividades que visam a segurança, bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores e garantir o cumprimento das obrigações legais, numa vertente de responsabilidade social para com a comunidade académica.

Contactos: A DST disponibiliza os seguintes canais para contacto ou solicitação de serviço/intervenção:

// Responsável Vice-Presidente Professor Doutor Nuno Miguel Morais Rodrigues

Divisão de Comunicação e Relações Internacionais

A Divisão gere a imagem institucional do Politécnico de Leiria, a comunicação interna e externa e apoia as atividades de internacionalização do Instituto, de acordo com a estratégia e diretrizes da Presidência. Esta Divisão é ainda responsável pelas relações públicas de toda a instituição incluindo as Unidades Orgânicas nela integradas; estabelecer ligação entre os diferentes serviços e unidades e a comunidade académica; todas as questões respeitantes à mobilidade e cooperação do Instituto e respetivas unidades orgânicas, nos planos nacional e internacional (artigo n.º 5 do art. 7.ºA, dos Estatutos do Politécnico de Leiria).

Fazem parte desta DCRI:

// Responsável Dr. Alexandre Miguel Santos Soares // Contacto gic@ipleiria.pt 

Gabinete de Auditoria e Controlo Interno

Ao Gabinete de Auditoria e Controlo Interno (GACI) compete: analisar e verificar os ativos do Politécnico de Leiria e das suas unidades orgânicas; a legalidade e a regularidade das operações; a integralidade e exatidão dos registos contabilísticos; a execução dos planos e políticas superiormente definidos; e a eficácia da gestão e a qualidade da informação.
// Responsável  Dr. António José Simões // Contacto antonio.simoes@ipleiria.pt

Gabinete de Avaliação, Acreditação e Qualidade

O Gabinete de Avaliação, Acreditação e Qualidade (GAAQ) tem como principais competências: apoiar a implementação de uma cultura de qualidade no Politécnico de Leiria e do sistema interno de garantia da qualidade; apoiar os processos de avaliação interna e externa no Instituto; organizar os procedimentos inerentes à acreditação e avaliação dos ciclos de estudo e submetê-los à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); e colaborar na regulamentação e no desenvolvimento de instrumentos de monitorização da qualidade do ensino.
// Responsável  Pró-presidente Rui Pedro Charters Lopes Rijo // Contacto gab.qualidade@ipleiria.pt

Gabinete de Expediente e Arquivo

O Gabinete de Expediente e Arquivo (GEA) exerce as suas funções ao nível do atendimento geral, tratamento e encaminhamento do expediente, definição e manutenção de arquivos do Politécnico de Leiria. O GEA compreende: Setor de Expediente e Setor de Arquivo.
// Responsável  Maria Josefina Dias da Silva Pereira // Contacto jpereira@ipleiria.pt

Gabinete de Proteção de Dados

O Gabinete da Proteção de dados (GPD) exerce as suas funções no domínio de tratamento de dados pessoais efetuado no contexto das atividades da instituição.
// Responsável  Dr.ª Ana Reis // Contacto ana.reis@ipleiria.pt

Gabinete de Segurança da Informação

O Gabinete de Segurança da Informação (GSI) exerce as suas funções no domínio da segurança da informação no contexto das atividades da instituição.
// Responsável Eng.º Adail Oliveira //Contacto adail.oliveira@ipleiria.pt

Secretariado da Presidência

O Secretariado da Presidência exerce funções de apoio e secretariado à presidência do Politécnico de Leiria e todas as atividades complementares.
// Responsáveis Susana Cristina Figueiredo Dias e Dr.ª Lina Manuela Lopes Henriques Rosálio //Contacto presidencia@ipleiria.pt

 

 

 

Organograma

esquema2_01