Politécnico de Leiria

São órgãos do IPLeiria: Conselho Geral, Presidente, Conselho Académico, Conselho de Gestão, Conselho para a Avaliação e Qualidade e Provedor do Estudante.

Conselho Geral

Composição 

Presidente: Pedro Manuel Gonçalves Lourtie
Vice-Presidente:
Isabel Damasceno Campos Costa
Secretário:
Ana Lúcia Marto Sargento

Representantes dos professores e investigadores

Carlos Fernando Couceiro Sousa Neves (ESTG)
Carlos Manuel da Silva Rabadão (ESTG)
Isabel Sofia Godinho da Silva Rebelo (ESECS)
João José de Sousa Bonifácio Serra (ESAD.CR)
José Manuel Couceiro Barosa Correia Frade (ESAD.CR)
Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto (ESECS) 
Maria Clarisse Carvalho Martins Louro (ESSLei)
Maria Helena Coelho Ribeiro (ESTG)
Maria Isabel Alves Rodrigues Pereira (ESECS)
Paulo Alexandre Lopes Fernandes (ESTG)
Paulo Jorge dos Santos Almeida (ESTM)
Pedro António Amado de Assunção (ESTG)
Pedro Miguel Gonçalves Martinho (ESTG)
Rui Filipe Pinto Pedrosa (ESTM)
Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga (ESTM)
Vítor Manuel de Oliveira Pegado de Noronha e Távora (ESTG)
Representantes dos estudantes
Bruna Loraine Santiago de Souza
Bruno Miguel Mendes de Oliveira
Joel André Azoia Rodrigues
Nuno Alexandre Matos dos Santos
Rui Emanuel Pereira Lino
Personalidades externas cooptadas
António José Ferreira Sousa Correia Santos, presidente da Câmara Municipal de Peniche;
António Miguel Batista Poças da Rosa, presidente do conselho de administração do grupo inCentea; 
Frederico Miguel Cardoso Rosa, ex-estudante do IPLeiria e COO na Sonae Capital Company; 
João Carlos Araújo Morais, diretor do serviço de cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria;
Luís Francisco Febra, CEO do grupo SOCEM;
Maria Luísa de Carvalho de Albuquerque Schmidt; socióloga investigadora principal no ICS da UL;
Paulo Jorge dos Santos Lameiro, fundador e diretor artístico da Escola de Artes SAMP;
Raul Miguel de Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Representante do pessoal não docente e não investigador  
Cláudia Sofia de Sousa Vala

Regimento

Regimento do Conselho Geral
Aprovado em reunião do Conselho Geral do IPLeiria de 16 de fevereiro de 2009, com as alterações aprovadas em 19 de junho de 2017.

 

 

Presidente

Prof. doutor Nuno André
Oliveira Mangas Pereira

Presidente

presidencia@ipleiria.pt

Vice-presidente

Prof. doutor João Paulo dos
Santos Marques

Vice-presidente

jpaulo@ipleiria.pt

Prof.ª doutora Rita Alexandra
Cainço Dias Cadima

Vice-presidente

rita.cadima@ipleiria.pt

Prof. doutor Rui Filipe Pinto
Pedrosa

Vice-presidente

rpedrosa@ipleiria.pt

Pró-presidente

Prof. doutor Paulo
Alexandre Lopes Fernandes

Pró-presidente

paulo.fernandes@ipleiria.pt

Prof. João José de
Sousa Bonifácio Serra

Pró-presidente

joao.serra@ipleiria.pt

Administradores

Dr.ª Eugénia Maria Lucas
Ribeiro

Administradora do IPLeiria

eribeiro@ipleiria.pt

Doutor Miguel Júlio Teixeira
Guerreiro Jerónimo

Administrador dos Serviços de Ação Social

miguel.jeronimo@ipleiria.pt

Chefe de Gabinete do Presidente

Eng.º Pedro Miguel
Ramalho Costa

Chefe de Gabinete do Presidente

pedro.costa@ipleiria.pt

Conselho Académico

O Conselho Académico, de acordo com o n.º 1, do Artigo 45.º, dos Estatutos do IPLeiria é: «um órgão com competências próprias no âmbito científico ou técnico científico e no âmbito pedagógico, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 80.º da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, possuindo ainda funções de natureza consultiva, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 78.º do mesmo diploma legal.
Área de Membros . Deliberações . Regimento

Composição Conselho Académico

Composição Conselho Académico
# Cargo Nome
Por inerência: Presidente do IPLeiria Nuno André Oliveira Mangas Pereira
Vice-presidente do IPLeiria João Paulo dos Santos Marques
Vice-presidente do IPLeiria Rita Alexandra Cainço Dias Cadima
Vice-presidente do IPLeiria Rui Filipe Pinto Pedrosa
Ex-presidente do IPLeiria Luciano Rodrigues de Almeida
Ex-presidente do IPLeiria António Ferreira Pereira de Melo
Diretora da ESECS Sandrina Diniz Fernandes Milhano
Diretor da ESTG Pedro Miguel Gonçalves Martinho
Diretor da ESAD.CR João Pedro Faustino dos Santos
Diretor da ESTM Paulo Jorge Santos Almeida
Diretora da ESSLei Maria Clarisse Carvalho Martins Louro
Administradora IPLeiria Eugénia Maria Lucas Ribeiro
Administrador dos Serviços de Ação Social IPLeiria Miguel Júlio Teixeira Guerreiro Jerónimo
Por designação: Representante das UI acreditadas pela FCT com a classificação de bom ou superior Nuno Manuel Fernandes Alves
Representante das unidades de formação, investigação e desenvolvimento que não tenham assento no conselho por inerência Ana Lúcia Marto Sargento
Representante do conjunto das associações de estudantes das Escolas do IPLeiria (em processo de substituição)
Por eleição: Representante dos professores da ESECS Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto
Representante dos professores da ESECS Susana Margarida da Costa Nunes
Representante dos professores da ESTG Sérgio Manuel Maciel de Faria
Representante dos professores da ESTG Pedro Manuel da Conceição Custódio
Representante dos professores da ESTG Vítor Manuel Oliveira Pegado Noronha e Távora
Representante dos professores da ESTG Marisa Catarina da Conceição Dinis
Representante dos professores da ESAD.CR Rui Manuel Ferreira Leal
Representante dos professores da ESAD.CR Isabel Maria Rodrigues Barreto Fernandes
Representante dos professores da ESTM Verónica Nobre de Oliveira
Representante dos professores da ESTM Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga
Representante dos professores da ESSLei Susana Margarida Rodrigues Custódio
Representante dos professores da ESSLei Maria Luísa Fernandes Cordeiro dos Santos
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESECS

(em processo de substituição)

Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESTG António Carlos Ruivo Duarte
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESTG Luís Miguel Moreira Mendes
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESAD.CR Paulo Jorge Vieira Ramalho
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESTM (em processo de substituição)
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESSLei Mônica Braúna Alencar Leão da Costa
Representante dos estudantes Afonso Pereira Marcelino Santos
Representante dos estudantes Joel André Azoia Rodrigues
Representante dos estudantes Rúben Miguel Freire
Representante dos estudantes Lisete Cláudia Monteiro Barreto
Representante dos estudantes Patrícia Sofia Fialho Ferreira
Representante dos estudantes Joana Matos Oliveira
Representante dos estudantes  Joana Raquel Simões Lopes
Representante dos estudantes Susana Isabel Maria Pinheiro Luís
Representante dos estudantes  Bruno Miguel Mendes de Oliveira
Representante dos estudantes  Marco Aurélio Rebelo da Silva
Representante dos estudantes  Filipe Alexandre Belgrano dos Santos
Representante dos estudantes  Luis Filipe do Espírito Santo Ferreira Ramos
Representante dos estudantes  Emanuel José Faria Almada*
Representante dos estudantes  Rui Miguel Nunes Lopes
Representante dos estudantes  Raquel Alexandra Sousa de Sá
Representante dos estudantes  Luis David Pires Milheiro
Representante dos estudantes  Helena Maria Ramalhais Ferreira
Representante dos funcionários não docentes Isabel Maria Paraíso Faria Lopes

* Ainda não tomaram posse.

Conselho de Gestão

Ao Conselho de Gestão, de acordo com o n.º 1, do Artigo 51.º, dos Estatutos do IPLeiria compete: «conduzir a gestão administrativa, patrimonial e financeira da instituição, bem como a gestão dos recursos humanos, sendo-lhe aplicável a legislação em vigor para os organismos públicos dotados de autonomia administrativa.

Constituição:

Despacho n.º 8/2014, de 8 de janeiro – Composição do Conselho de Gestão
Despacho n.º 37/2010, de 4 de março – Alteração da composição do Conselho de Gestão
Despacho n.º 195/2009, de 29 de outubro

Conselho para a Avaliação e Qualidade

O Conselho para a Avaliação e Qualidade é, de acordo com o n.º 1, do artigo 52.º, dos Estatutos do IPLeiria, «o órgão do IPLeiria responsável pelo estabelecimento dos mecanismos de autoavaliação regular do desempenho do Instituto, das suas unidades orgânicas, bem como das atividades científicas e pedagógicas sujeitas ao sistema nacional de avaliação e acreditação, nos termos da lei, devendo garantir o cumprimento da lei, o cumprimento das obrigações legais e a colaboração com as instâncias competentes.»
Área de membros . Deliberações

Composição

Composição Conselho para a Avaliação e Qualidade
# Cargo Nome
por inerência: Presidente do IPLeiria Nuno André Oliveira Mangas Pereira
Vice-presidente do IPLeiria João Paulo dos Santos Marques
Subdiretor em substituição do Diretor da ESECS Hugo Alexandre Lopes Menino
Diretor da ESTG Pedro Miguel Gonçalves Martinho
Diretor da ESAD.CR João Pedro Faustino dos Santos
Diretor da ESTM Paulo Jorge Santos Almeida
Diretora da ESSLei Maria Clarisse Carvalho Martins Louro
por designação:    
Presidente do Conselho de Administração da inCentea António Miguel Batista Poças da Rosa
Diretor do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha Joaquim José Pereira Ruivo
Presidente do Grupo Iberomoldes Joaquim Manuel Mota Menezes
Diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra Manuel de Jesus Antunes
Representante do conjunto das associações de estudantes das Escolas do IPLeiria Joel André Azoia Rodrigues
por eleição: Representante do pessoal não docente e não investigador do IPLeiria Ana Lúcia Lopes Duarte

Provedor do Estudante

No IPLeiria, no seu conjunto, e em cada Escola, em particular, existe um conjunto de órgãos, pessoas e serviços disponíveis para acolher e ajudar os estudantes sempre que precisarem: os Professores, os Coordenadores de Curso, o Conselho Pedagógico, a Direção, a Associação de Estudantes, os Serviços de Ação Social, os Serviços Académicos, o Serviço de Apoio ao Estudante, entre outros.

Com estas entidades de maior proximidade articula-se o Provedor do Estudante, órgão independente e eleito por todos os estudantes. A este serviço compete apreciar as queixas e reclamações dos estudantes e, caso considere que a razão lhes assiste, proferir as recomendações pertinentes aos órgãos competentes, bem como emitir recomendações genéricas tendo em vista acautelar os interesses dos estudantes, nomeadamente no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar.

Na página da Provedoria, entre outras informações, estão indicados os contactos e os procedimentos necessários para avançar com os pedidos de apoio, reclamações e/ou propostas.

 

Organograma

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Processos Eleitorais