Uma responsabilidade acrescida

As instituições de ensino superior têm uma responsabilidade acrescida e um papel preponderante na construção de um mundo sustentável.

Por um lado, são responsáveis pela formação de indivíduos, futuros lideres de opinião e profissionais que, no âmbito das suas atividades, adotarão atitudes que conduzem à sustentabilidade. Por outro lado, as instituições devem fomentar e ser elas próprias modelos de sustentabilidade.

O Politécnico de Leiria tem vindo a fazer o seu percurso rumo à sustentabilidade, atuando de forma responsável e ética em três dimensões fundamentais: social, ambiental e económica.

Incorporou inclusive este compromisso na missão e estratégia de desenvolvimento definidas no seu Plano Estratégico 2020.

  • SOMOS ambientalmente responsáveis: o compromisso do Politécnico de Leiria ao nível da proteção ambiental, da gestão sustentável dos seus edifícios e da sua atividade em geral, passa por implementar medidas que visam a redução da sua pegada ecológica.
  • SOMOS socialmente responsáveis: o Politécnico de Leiria continuará a assegurar e a envolver-se em iniciativas de natureza social, cultural, desportiva e lúdica, nas cidades onde está presente e um pouco por toda a região, com um papel ativo da comunidade académica.
  • SOMOS economicamente responsáveis: o empenho do Politécnico de Leiria em tornar-se mais sustentável reflete-se numa constante procura por uma utilização equilibrada dos recursos disponíveis.

 

Politécnico de Leiria faz parte da Rede Campus Sustentável

O Politécnico de Leiria passou a fazer parte da Rede Campus Sustentável através da assinatura do Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o desenvolvimento sustentável. O Politécnico de Leiria é uma das 29 instituições que formalizaram, em sessão pública realizada no Porto, uma carta de compromisso para a implementação de uma cultura de sustentabilidade, através do desenvolvimento de programas de “campus sustentável”. Esta iniciativa, integrada na “I Conferência Campus Sustentável”, é um marco importante e inovador para o Ensino Superior em Portugal, e surgiu do convite da Rede Campus Sustentável, que promove a cooperação de membros das comunidades do Ensino Superior em Portugal para o Desenvolvimento Sustentável.