LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes

 

Apresentação

O LIDA, criado em 2015, é uma unidade de investigação e desenvolvimento com sede na ESAD.CR – IPLeiria (Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria).

O LIDA desenvolve atividades de investigação artística, científica e tecnológica, desenvolvimento experimental e de transferência de conhecimento nas áreas temáticas do design, das artes e dos estudos artísticos e culturais, tanto na sua vertente prática, projetual e de desenvolvimento experimental, como na reflexão crítica e teórica da sua expressão e impacto cultural, social e ecológico.

O LIDA ambiciona estender as suas atividades ao nível dos cruzamentos transversais e interdisciplinares através de projetos e formas de investigação que se concretizem no campo teórico e no campo prático, através do apoio à concretização de projetos e da prestação de serviços em parceria com o meio cultural, científico e com o tecido empresarial.

Assim, para além de se tratar de uma unidade de investigação onde se produz investigação para a excelência, fundamental e aplicada nas áreas das artes, do design e da gestão cultural, o LIDA assume-se como uma unidade de investigação com características únicas e com um posicionamento singular no contexto regional, nacional e internacional.

 

Áreas Temáticas

São áreas temáticas os conjuntos de disciplinas criativas, artísticas, performativas e técnicas integradas no âmbito da missão do LIDA. As áreas temáticas articulam-se com as áreas disciplinares e do saber, refletidas pelo conjunto dos docentes da ESAD.CR e de outros investigadores que venham a compor o LIDA. As áreas temáticas são de natureza transversal e transdisciplinar, podendo genericamente ser referidas às áreas científicas incluídas no domínio das Ciências Sociais e Humanidades, conforme definido pela FCT.
 As áreas temáticas são de natureza contextual e caracterizam-se pela abertura e capacidade de integração:

  1. fotografia e imagem em movimento; 

  2. desenho; 

  3. multimedia, design de interação e new media; 

  4. design de comunicação, gráfico e editorial e design de tipos de letra; 

  5. materiais e tecnologias de produção, desenvolvimento sustentável e eco-design; 

  6. design e desenvolvimento de produto, espaços e serviços; 

  7. arte contemporânea, estudos artísticos e culturais; 

  8. curadoria e gestão das artes e da cultura; 

  9. artes performativas; 

  10. som. 


 

Plano de Ação 2016-2018

A atividade do LIDA focar-se-á, primeiramente, na criação e implementação de projetos visando a interação com o meio interno e no estabelecimento de parcerias de investigação aplicada e de desenvolvimento com o meio externo regional, nacional e internacional de forma incremental, visando a aquisição e consolidação de capacidades.

Assim, no plano interno serão promovidas atividades que possam criar ligações entre os interesses dos membros e a comunidade escolar da ESAD.CR e do IPLeiria, apoiando os estudos graduados e pós-graduados da ESAD.CR e promovendo o LIDA como uma unidade de investigação transversal a um leque alargado de áreas disciplinares. Os primeiros objetivos estratégicos do LIDA são a implementação de projetos nas áreas de investigação especializada e o aumento do potencial de investigação transdisciplinar e por conseguinte da capacitação para responder a um espectro alargado de solicitações exteriores ao universo institucional da ESAD.CR.

No plano das relações com o exterior contemplam-se dois eixos: regional/nacional e internacional. Os objetivos propostos serão estendidos na medida do incremento das capacitações do LIDA.

A atividade do LIDA incidirá e desenvolver-se-á sobre os seguintes eixos:

  • Projectos teóricos, práticos e experimentais transversais às áreas de conhecimento e de interesse dos membros;
  • Promoção e apoio a trabalhos artísticos e científicos de jovens investigadores, artistas ou designers enquadrados nos ciclos de estudos;
  • Investigação formal e informal em cooperação nacional e internacional;
  • Formação especializada e avançada, integrando formas de aprendizagem informais, livre ou institucionalizada em rede com instituições nacionais e internacionais;
  • Mobilidade e trocas artísticas e de projetos de design, a nível nacional e internacional;
  • Disseminação de conhecimento teórico, prático ou experimental através da publicação de artigos em publicações académicas e de difusão cultural, nacionais e internacionais, edição de livros ou parte de livros, participação em conferências, colóquios, seminários ou outras formas organizadas para a disseminação do conhecimento produzido ou desenvolvido pelas áreas temáticas do LIDA como a organização de encontros dedicados à divulgação e cooperação entre pares, nacionais ou internacionais;
  • Prestação de serviços à comunidade;
  • Estudos e trabalhos orientados para as necessidades da comunidade artística, científica, empresarial e institucional aos níveis local, nacional e internacional.

 

Diretor

João dos Santos – santos@ipleiria.pt

 

Membros Doutorados

Ana Cristina Pereira Rosa Pascoalinho Carrasco

Ana Cristina Pereira Sacramento

Aprígio Morgado

Carla Maria dʼAbreu Lobo Ferreira

Célia Cristina Correia Ferreira

Célia de Melo Bragança

David Etxeberria

Diogo Saldanha

Elga Patrícia Maximiano Ferreira

Isabel Aboim Inglez

Isabel Baraona

Isabel Barreto Fernandes

João dos Santos

João Vasco Oliveira Mateus

José Manuel Couceiro Barosa Correia Frade

Luísa Arroz Correia Albuquerque

Luísa Maria Pires Barreto

Margarida Tavares

Mário Jorge da Câmara de Melo Caeiro

Nuno Fragata

Paulo Silva

Philip José Cabau Rodrigues Esteves

Rodrigo Eduardo Rebelo da Silva

Rúben R. Dias

Rui Manuel Ferreira Leal

Samuel José Travassos Rama

Susana Nascimento Duarte

 

Membros integrados-especialistas

Emanuel Brás

João Bonifácio Serra

Marta Soares

Pedro Letria

 

Membros associados

Ana João Romana

André Mota Dias

Carla Cardoso

Fernando Carradas

Fernando Galrito

Fernando Poeiras

Francisco Fernandes

João Decq Teixeira da Silva

Luis Miguel de Sousa Pereira Colaço Pessanha

Marco Jorge Heleno

Marco Nunes Correia

Maria Alexandra Reis Silva

Paula Lomelino

Renato Bispo

Ricardo Manuel Almeida Cardoso

Ricardo Rodrigues dos Santos

Sérgio Gonçalves

Susana Gaudêncio

Teresa Amaral

Teresa Margarida Luzio Morais