Ministra do Trabalho Inaugura Startup de Inovação Social de Leiria

28 de junho: Inauguração da Startup de Inovação Social de Leiria

Ana Mendes Godinho Louva criação da Startup de Inovação Social de Leiria

«Leiria está, uma vez mais, a fazer história», afirmou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a cerimónia de inauguração da Startup de Inovação Social de Leiria, que decorreu no dia 28 de junho, enaltecendo a sua missão em apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de responder a problemas sociais negligenciados que afetam a comunidade. Ana Godinho, destacou que esta Startup de Inovação Social «tem a virtude de ser a resposta ao desafio que Portugal quis colocar no centro do debate durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em que a dupla transição ambiental e digital deve basear-se numa transição justa e assentar na dimensão social como um fator crítico».

Instalada no Hub de Inovação em Saúde do Politécnico de Leiria (campus 5), numa parceria com a Startup Leiria, a nova infraestrutura pretende ser um estímulo para a dinamização de um novo ecossistema de empreendedorismo e inovação social na região Centro.


A Startup de Inovação Social de Leiria tem como objetivo apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de responder a problemas sociais negligenciados que afetam a nossa comunidade. Este hub de inovação social será um estímulo para a dinamização de um novo ecossistema de empreendedorismo e inovação social na região Centro.

Por sua vez, o presidente do Politécnico de Leiria enalteceu a concretização de um objetivo há muito traçado pela instituição de ensino superior, que tem como uma das suas prioridades a área da inovação social. «É uma área muito importante para o Politécnico de Leiria. Todos os anos, desde 2018, inserimos no nosso plano de ação e de atividades a criação de uma incubadora de inovação social. Tínhamos este objetivo há já algum tempo e hoje, nesta rede colaborativa, conseguimos alcançá-lo. Mas não ficamos por aqui», assegurou Rui Pedrosa, apontando como exemplo o plano estratégico 2030 do Politécnico de Leiria.

«A Startup Leiria não está alheia a esta realidade e a estes novos desafios. E, por isso, há alguns anos alargou o seu âmbito de atuação e colocou todo o seu know-how e toda a experiência que tem obtido com o apoio às empresas ao serviço de outro tipo de empreendedores e empresas, que são os empreendedores sociais. Nestes últimos dois anos conseguimos apoiar uma série de empreendedores sociais, na área do apoio à velhice, saúde, exclusão, integração, entre tantas outras», sublinhou Eduarda Fernandes.


»» Nota de Imprensa

»» Álbum de Fotografias