Politécnico de Leiria Leva Carro Formula Student com Menor Pegada Ecológica a Itália

A equipa está também a projetar um carro de corrida totalmente elétrico 

FSIPLeiria apresenta veículo mais eficiente numa competição em Itália

A equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria (FSIPLeiria) esteve a competir em Itália, onde apresentou um veículo com um sistema de combustível mais eficiente e dinâmico do que os tradicionais, que reduz a pegada ecológica através de “downsizing” do motor e da utilização de biocombustíveis. A equipa competiu entre os dias 13 e 17 de julho, alcançando o 18.º lugar, tendo apenas participado nas provas estáticas devido a um contratempo. Com os olhos postos no futuro da equipa e de modo a garantir a continuidade do projeto, os membros mais recentes estão focados na organização e no desenvolvimento de um carro de corrida elétrico.

«Com o aparecimento das novas tendências do mercado automóvel, isto é, o desenvolvimento de motores de combustão interna mais eficientes e a eletrificação, surgiu a necessidade de aprender novas práticas e conceitos. Este veículo que esteve em competição em Itália começou a ser projetado em 2020 com o objetivo de criar um sistema mais eficiente e dinâmico e com menor pegada ecológica», começa por explicar a equipa, que conta com 31 elementos, de diversas áreas curriculares, como engenharia automóvel, engenharia mecânica, engenharia eletrotécnica, gestão e comunicação/media.

»» Nota de Imprensa

A criação do veículo foi dividida em quatro fases, nomeadamente: conceito geral do projeto; design do veículo; fabricação, com a realização dos componentes através de processos de fabrico convencionais, como soldadura e maquinações gerais feitas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e maquinações mais complexas realizadas através de empresas parceiras; montagem dos componentes do veículo e validação dos mesmos através de testes.