Abordagem única em Portugal na prescrição em programas de reabilitação cardíaca

Projeto “2ARTs” obteve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Abordagem única em Portugal na prescrição em programas de reabilitação cardíaca

O ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria vai conceber e testar uma nova abordagem na prescrição em programas de reabilitação cardíaca, com base na avaliação direta do sistema nervoso autónomo. O projeto de investigação “2ARTs – Accessing Autonomic Control in Cardiac RehabiliTaTion” obteve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do concurso para projetos em todos os domínios científicos PTDC/2020, tendo sido aprovado e classificado nos 10 primeiros entre os 420 a concurso na área da Engenharia Clínica do painel de Bioengenharia e Biotecnologia.

«A atividade cardíaca é condicionada por estímulos que, em parte, dependem do sistema nervoso autónomo. Esta técnica (Microneurografia), na qual fiz formação na Universidade de Bolonha, permite medir os impulsos que o coração recebe e que são enviados pelo sistema nervoso, através do registo num nervo periférico. A Microneurografia vai permitir aceder e registar estes “comandos de origem autonómica” que são as “ordens” que o sistema nervoso autónomo envia para o coração», explica Rui Fonseca-Pinto, investigador do ciTechCare e diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei).

Em Portugal, a Microneurografia não é utilizada na prática clínica, sendo atualmente apenas usada em investigação básica com modelos animais. Em Itália, na Suécia e no Japão é já utilizada para diagnóstico de disautonomias (doenças do sistema nervoso autónomo) e investigação em humanos.


Mais informação disponível em:

https://citechcare.ipleiria.pt/unique-approach-to-cardiac-rehabilitation/