Carlos Manuel da Silva Rabadão

Presidente

Carlos Manuel da Silva Rabadão

Escola

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

CATEGORIA PROFISSIONAL

Professor Coordenador Principal

Carlos Rabadão é Professor Coordenador Principal afeto ao Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, onde exerce funções docentes e de investigador. Nesta Escola desempenhou funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico, entre junho de 2015 e outubro de 2021, e Coordenador do Departamento de Engenharia Informática, entre novembro de 2007 e outubro de 2009, cargo que interrompeu para assumir as funções de 1º Provedor do Estudante do IPL, entre outubro de 2009 e janeiro de 2013. Detém o título de Agregado em Informática, o Doutoramento em Engenharia Informática, e o Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. É membro da Ordem dos Engenheiros, desde 1990.

É, desde outubro de 2008, investigador integrado do Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Instituto Politécnico de Leiria, onde, além do mais, desempenhou funções de Diretor, entre dezembro de 2016 e novembro de 2021.

O seu trabalho de investigação centra-se nas áreas da Segurança Informática e das Redes de Computadores, enquadrando-se, assim, em áreas de investigação do CIIC, em particular, do grupo de investigação em “Comunicações e Telemática”.

Em termos pedagógicos, tem uma vasta experiência, de mais de 25 anos, de lecionação no ensino superior, essencialmente nas áreas da Cibersegurança, da Segurança da Informação e das Redes de Computadores. A nível internacional, foi Professor Convidado da Universidade de Santiago, em Cabo Verde.

Participou em ações de mobilidade internacional, onde destaca a sua colaboração com o “Instituto Nacional de Ciberseguridad de Espanha (INCIBE)”, com a “Universidad de Las Fuerzas Armadas do Equador”, e com a “Universidade Central do Equador”.

Ao nível da participação em atividades com a comunidade, tem proferido diversas palestras e webinars, a convite de associações empresarias, industriais e profissionais, bem como escrito alguns artigos de opinião na comunicação social, essencialmente na área da Cibersegurança. Tem ainda participado ativamente da gestão do território, ao nível das autarquias locais e das comunidades intermunicipais. Atualmente é membro dos corpos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.