Samuel José Travassos Rama

Pró-presidente

Samuel José Travassos Rama

Escola

Escola Superior de Artes e Design

CATEGORIA PROFISSIONAL

Professor Adjunto

E-MAIL

samuel.rama@ipleiria.pt

OUTROS LINKS

Samuel Rama é licenciado em Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (Politécnico de Leiria), onde é docente desde 2003, e doutorado em Artes Visuais e Intermédia pela Universidade Politécnica de Valência.

Professor Ajunto, leciona diversas disciplinas de projeto em artes, escultura e desenho do curso de licenciatura em Artes Plásticas e de seminário no curso de Mestrado de Artes Plásticas. Colaborador em diversos seminários e publicações no âmbito do projeto de investigação em Filosofia e Arquitetura da Paisagem – (F.L.U.L). Desde a sua criação é investigador do LIDA – laboratório de Investigação em Design e Artes Politécnico de Leiria | Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

Desde 2014 a 2018 exerce funções de subdiretor na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, com uma ocorrência em funções de Diretor Interino na mesma escola. Membro do Conselhos Científico e de representantes da Escola e da comissão Científico-Pedagógica do Curso de Mestrado em Artes Plásticas. Desde 2003 organizou e comissariou diversas exposições e mostras, envolvendo estudantes e ex-estudantes da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, em instituições de referência um pouco por todo o país.  Professor e artista plástico, a sua atividade incide sobre a pesquisa da relação entre os meios do desenho, escultura e fotografia com as noções de paisagem. Realizou diversas exposições individuais desde 2004 e desde 2003 expõe regularmente em exposições coletivas em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Brasil, em instituições como, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Centro de Arte Manuel de Brito, Circulo de Belas Artes de Madrid, Centro de Arte Hélio Oiticica (Rio de Janeiro) etc…Finalista nos prémios: IV International Expanded Painting Prize (2007), Museo de Bellas Artes de Castellón, Espanha, X Mostra Internacional UNION FENOSA (2008), Museo de Arte Contemporâneo União Fenosa, Coruña, Espanha. Está representado nos acervos do Centro de Arte Manuel de Brito, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia ou no MAR (Museu de Arte do RIO, Rio de Janeiro, Brasil), entre outras instituições.