Pedro_Goncalves
Mensagem do Provedor

 

Agradeço aos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria a confiança que depositaram em mim ao elegerem-me para Provedor do Estudante.

No dia 6 de Julho de 2016 o Senhor Presidente conferiu-me posse do cargo no qual me proponho retribuir a vossa confiança, como tive a ocasião de dizer no discurso que então fiz.

Procurarei desempenhar uma provedoria pró-ativa que eventualmente requererá o estudo dos problemas gerais que afetam os estudantes e a avaliação da possibilidade de contribuir para a sua resolução.

Para que isso seja possível conto convosco na certeza que, embora a minha função principal seja a defesa dos direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos estudantes, ela terá de ser assegurada através de meios informais, pois em última instância são os poderes instituídos que podem deliberar.


Pedro de Matos Gonçalves

 


Palavras dos Presidentes das Associações de Estudantes do IPLeiria

Margarida Gavetanho Margarida Gavetanho
Presidente da AE da ESECS

A Provedoria do Instituto Politécnico de Leiria, é um órgão independente e liberto, que tem uma visão ampla de toda a comunidade académica, tendo em conta a defesa e promoção dos direitos e deveres dos estudantes.
Compete também ao Provedor do Estudante, a gestão e cooperação dos interesses legítimos de todos os Estudantes, bem como a sua intervenção mediadora em situações conflituosas, encontrando a resolução para as mesmas de forma eficaz.

O Provedor do Estudante tem então um papel fundamental, zelando pela convivência e inclusão universitária de todos os Estudantes, tanto a nível interno como com as organizações envolventes na comunidade Académica.

Joel RodriguesJoel Rodrigues
Presidente da AE da ESTG

O Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei 62/2007) prevê no seu artigo 25.º a figura do Provedor do Estudante. Este artigo prevê ainda a articulação do Provedor com a Associação de Estudantes e com os órgãos e serviços da própria Instituição.

Com competências no âmbito da actividade pedagógica e da acção social escolar, o Provedor do Estudante aprecia reclamações dos estudantes e propõe, junto dos órgãos competentes, recomendações com vista a atender a essas queixas de forma a acautelar os interesses dos estudantes.

De forma a promover melhores condições para a frequência dos estudantes na instituição, a Associação de Estudantes alia-se ao Provedor do Estudante na sua missão, debatendo-se por um sistema de ensino mais justo e competente e com mais, e melhor, acção social.

A provedoria do estudante está ao vosso serviço e deve ser considerada como mais uma plataforma de apoio aos estudantes. Em situações onde os órgãos parecem inalcançáveis, o Provedor do Estudante auxilia o contacto, servindo de mediador na resolução de conflitos entre os estudantes e a instituição.

 


 

Elda Oliveira

Elda Oliveira
Presidente da AE da ESAD

O Provedor do Estudante é um órgão independente do Instituto Politécnico de Leiria.
A principal função do Provedor é a defesa dos nossos direitos e interesses como estudantes desta instituição.

Compete a ele analisar as nossas queixas sobre assuntos pedagógicos ou administrativos, bem como, aspetos que ocorram no nosso trajeto académico.
As queixas podem ser individuais ou coletivas e o anonimato é um direito
que tens a teu favor. Mas nem tudo se resume a queixas, podes também dar ideias e sugestões!
Este apoio é fundamental. Valoriza-o!

JoãoGuilherme Martins
Presidente da AE da ESTM

Sendo um órgão independente, a provedoria articula com as associações de estudantes e outros órgãos estudantis conferindo uma voz a todos os estudantes da nossa instituição. O trabalho do provedor é de extrema importância ajudando a proteger os direitos e os interesses de todos os estudantes. Devemos, portanto, agradecer o facto de termos na figura do provedor um aliado tão disponível com quem podemos sempre contar nesta nossa vida académica.

 



Marcos_SousaMarcos Sousa
Presidente da AE da ESSlei

A Provedoria executa um papel fundamental na regulação de ocorrências menos positivas em termos institucionais. Demonstra-se um porto seguro e confidencial onde os alunos se poderão sentir à vontade para resolver os seus problemas e procurar encontrar soluções adequadas para qualquer eventualidade.

É ainda um órgão de gestão que permite a proximidade com os alunos sendo fácil o contacto direto com os responsáveis deste órgão, sendo assim um método alcançável e próximo que defende os direitos dos estudantes. A Escola de Saúde conta com a Provedoria como a Provedoria pode contar com a Escola de Saúde

 


Contactos

Provedor do Estudante
Prof. Doutor Pedro de Matos Gonçalves

 

Secretariado da

Provedoria do Estudante
Dr. David Pereira Rodrigues

 

Instituto Politécnico de Leiria
Rua General Norton de Matos
Apartado 4133 
2411-901 Leiria
E-mail: provedor.estudante@ipleiria.pt 
Telf.: (+ 351) 244 830 018

O atendimento presencial pelo Provedor do Estudante será efetuado mediante marcação prévia, através do envio de e-mail a solicitar a marcação de uma reunião.