Pedro_Goncalves
Mensagem do Provedor

 

Agradeço aos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria a confiança que depositaram em mim ao elegerem-me para Provedor do Estudante.

No dia 6 de Julho de 2016 o Senhor Presidente conferiu-me posse do cargo no qual me proponho retribuir a vossa confiança, como tive a ocasião de dizer no discurso que então fiz.

Procurarei desempenhar uma provedoria pró-ativa que eventualmente requererá o estudo dos problemas gerais que afetam os estudantes e a avaliação da possibilidade de contribuir para a sua resolução.

Para que isso seja possível conto convosco na certeza que, embora a minha função principal seja a defesa dos direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos dos estudantes, ela terá de ser assegurada através de meios informais, pois em última instância são os poderes instituídos que podem deliberar.


Pedro de Matos Gonçalves

 


Palavras dos Presidentes das Associações de Estudantes do IPLeiria

Bruna_Santiago Bruna Loraine Santiago
Presidente da AE da ESECS

O papel do Provedor do Estudante é fulcral no ensino superior, tendo em conta que a sua principal função é zelar pelos direitos e os deveres de todos os estudantes. Cabe ao Provedor, para além de apreciar todo o tipo de queixas e reclamações por parte dos alunos, procurar encontrar uma solução adequada e rápida para qualquer tipo de conflito que envolva um estudante.

O Provedor colabora diretamente com os estudantes com o objetivo de trabalhar em conjunto para que haja uma melhoria nas condições de ensino, procurando integrar cada vez mais os estudantes nas atividades propostas, estimulando o poder crítico dos demais interessados.

Sem dúvida alguma que o papel do Provedor veio mediar a relação entre estudantes e Instituto, ajudando assim a melhorar a comunicação entre as partes.

Pedro_PereiraPedro Pereira
Presidente da AE da ESTG

O Provedor do Estudante tem como missão primordial defender e promover os direitos e os interesses legítimos de todos os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria, em situações de âmbito pedagógico, através de uma atuação independente, imparcial e confidencial.

Considerando que a sua esfera de atuação é abrangente a todos os órgãos do IPLeiria, esta é uma ferramenta essencial para nós estudantes, pois podemos, individual ou coletivamente, apresentar ao Provedor queixas relacionadas com a ação ou omissão dos órgãos, serviços e agentes do Instituto e das suas Unidades Orgânicas, bem como formular sugestões, nomeadamente sobre questões pedagógicas ou relativas à ação social.
Pela defesa dos estudantes, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria conta com o Provedor do Estudante, assim como o Provedor do Estudante pode contar connosco.

 


 

Elda Oliveira

Elda Oliveira
Presidente da AE da ESAD

O Provedor do Estudante é um órgão independente do Instituto Politécnico de Leiria.
A principal função do Provedor é a defesa dos nossos direitos e interesses como estudantes desta instituição.

Compete a ele analisar as nossas queixas sobre assuntos pedagógicos ou administrativos, bem como, aspetos que ocorram no nosso trajeto académico.
As queixas podem ser individuais ou coletivas e o anonimato é um direito
que tens a teu favor. Mas nem tudo se resume a queixas, podes também dar ideias e sugestões!
Este apoio é fundamental. Valoriza-o!

JoãoCarolina Vieira
Presidente “em exercício” da AE da ESTM

O Provedor do estudante está aqui para todos nós!
Este é um dos Órgãos mais vantajosos para todos nós estudantes, se houver alguma sugestão, reclamação ou algum outro tipo de situação, é com esta pessoa que podemos interagir muito acessivelmente e a qual vai o mais rapidamente resolver as nossas situações menos confortáveis perante o Instituto. Se não te sentes confortável com algo, faz-te ouvir, esta área vai dar-te voz!
A AEESTM pode contar com o Provedor do Estudante, assim como o Provedor pode contar com a AEESTM.

 



Elton_RebeloÉlton Rebelo
Presidente da AE da ESSlei

A Provedoria é importante na defesa dos interesses dos estudantes pois desenvolve as suas funções de forma liberta, independente e isenta de qualquer órgão. A mesma, sempre que necessário, irá intervir como mediador de eventuais situações de conflito, zelando sempre pela aplicação das normas existentes.

 


Contactos

Provedor do Estudante
Prof. Doutor Pedro de Matos Gonçalves

 

Secretariado da

Provedoria do Estudante
Dr. David Pereira Rodrigues

 

Instituto Politécnico de Leiria
Rua General Norton de Matos
Apartado 4133 
2411-901 Leiria
E-mail: provedor.estudante@ipleiria.pt 
Telf.: (+ 351) 244 830 018

O atendimento presencial pelo Provedor do Estudante será efetuado mediante marcação prévia, através do envio de e-mail a solicitar a marcação de uma reunião.