Webinars 4ALL – Reforço de competências académicas

As Bibliotecas do Politécnico de Leiria promovem um ciclo de webinars sobre temas atuais relacionados com a área da criação e gestão da informação científica com o objetivo de reforçar as competências da comunidade académica. Esta iniciativa é aberta à comunidade alargada do ensino superior nacional porque acreditamos na cooperação e na partilha como promotoras do desenvolvimento global.

 

ABRIL | 2021 

 

> WEBINAR ESCRITA CIENTÍFICA – PRINCÍPIOS GERAIS PARA OBTER UMA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

21 – 22.04.2021 | 09h30 – 12h30 (3h + 3h) – via LiveWebinar

Formador: Ricardo Malheiro*

Conteúdo:

Todo o processo de publicação científica em seis tópicos:

1. Introdução: o que é uma revista indexada? Porquê publicar numa revista indexada? O que é o fator de impacto?
2. Antes da escrita: como selecionar a revista adequada? Uso do Journal Citation Reports como ferramenta auxiliar;
3. Preparação do artigo: conteúdo necessário e dicas para todas as partes que compõem um artigo científico;
4. A submissão do artigo: todos os documentos complementares ao teu artigo de cariz obrigatório;
5. O processo de revisão por pares: entramos nos bastidores do processo de revisão por pares;
6. Sessão final: considerações finais e sessão de esclarecimento de dúvidas.

Duração aproximada: 6 horas | Informação detalhada | Inscrições

_____

*Ricardo Malheiro é Doutor em Ciências Farmacêuticas – Doutoramento Europeu atribuído pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Universidad de Jaén (Espanha). Exerceu funções de investigador durante 11 anos em várias Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação, tendo sido autor/coautor de mais de 50 artigos em revistas científicas com circulação internacional com elevado fator de impacto e mais de 100 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios internacionais relacionados com as atividades de investigação realizadas. Em 2017, fundou a ReadyToPub – Author Services Provider, tendo atualmente o cargo de Diretor Geral da empresa.

 

> WEBINAR LICENÇAS CREATIVE COMMONS: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM?

28.04.2021 | 10h30 – via Zoom

Formadora: Teresa Nobre*

Conteúdo:

Um dos objectivos da Creative Commons é aumentar o número de materiais criativos licenciados de forma aberta e disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa usar, partilhar e remixar. Através do uso de licenças CC, milhões de pessoas em todo o mundo partilham as suas fotos, vídeos, música, textos e outros conteúdos criativos para que todos possam usufruir e utilizar os mesmos, sem terem de pedir autorização ou pagar por isso.

Nesta sessão vamos falar desta forma simples de partilhar material criativo e de autorizar qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, a utilizar o mesmos, assegurando que é dado o devido crédito aos autores pela criação desses materiais.

Objetivos da sessão:

  • Explicar o que são e como funcionam as licenças de direito de autor e os instrumentos de domínio público desenvolvidos pela Creative Commons;

  • Cuidados a ter antes de licenciar com CC e antes de utilizar material licenciado com CC;

  • As plataformas e os utilizadores de licenças CC.

Duração aproximada: 1h30 | Inscrições

_____

*Teresa Nobre é advogada e é actualmente Vice-Presidente da Communia, uma associação internacional, sem fins lucrativos, sedeada em Bruxelas. É também coordenadora do capítulo português da Creative Commons. Na Communia, trabalha em questões relacionadas com Direito de Autor e direitos de utilizadores, e faz parte da equipa “Copyright for Education”, tendo coordenado vários estudos comparativos na área do direito de autor e educação. É ainda representante da Communia no Comité Permanente em Direito de Autor e Direitos Conexos da Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Participou ativamente no recente processo legislativo europeu de reforma do Direito de Autor, com estudos, publicações e intervenções em defesa do interesse público. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2003). LL.M. em Propriedade Intelectual pelo Munich Intelectual Property Law Centre (2009).

 

MAIO | 2021 

 

> WEBINAR ABERTURA E GESTÃO DE DADOS DE INVESTIGAÇÃO: PLANOS DE GESTÃO DE DADOS E PUBLICAÇÃO DE DADOS

05.05.2021 | 14h30 – via Zoom

Formador: Pedro Príncipe*

Conteúdo

Webinar sobre as práticas de gestão de dados no contexto da ciência aberta, com foco na elaboração de planos de gestão de dados, como instrumento chave para uma boa gestão no decorrer de um projeto de investigação, e nos serviços disponíveis para a abertura e publicação de dados.

Duração aproximada: 1h30 | Inscrições

_____

*Pedro Príncipe é Chefe de Divisão no Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Trabalha desde 2010 na Universidade do Minho como Especialista de Informação e gestor de projetos, com responsabilidade atualmente na coordenação do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta do Serviço de Documentação e Bibliotecas, com a execução dos projetos europeus: OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, FAIRsFAIR – Fostering Fair Data Practices in Europe, ON-MERRIT – Observing and Negating Matthew Effects in RRI Transition. Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor de produto e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Tem vindo a coordenar desde 2016 a organização do Fórum de Gestão de Dados de Investigação.

 

> WEBINAR INTERLIGAÇÃO CIÊNCIA VITAE E REPOSITÓRIO IC-ONLINE – SESSÃO HANDS-ON      

12.05.2021 | 14h30 – via Zoom

Formadora: Rosa Marcos*

Conteúdo

Nesta sessão de natureza essencialmente prática, venha conhecer a plataforma de gestão de currículos científicos Ciência Vitae e o repositório institucional do Politécnico de Leiria, o IC-Online. Descubra como pode atualizar o seu currículo e também depositar documentos no Repositório, de forma rápida e fácil, através das ferramentas de integração disponíveis.

Objetivos da sessão:

  • Venha conhecer o Ciência Vitae e o Repositório IC-Online;
  • Descubra como importar produções e orientações para o Ciência Vitae;
  • Descubra como exportar produções para o Repositório a partir do Ciência Vitae.

Duração aproximada: 1h30 | Inscrições

_____

*Rosa Marcos é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduada em Ciências Documentais e mestre em Comunicação e Media. Desde 2001 trabalha como Técnica Superior em Bibliotecas do Ensino Superior, estando atualmente a desempenhar funções nos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria. Tem desenvolvido a sua atividade nas áreas de formação de utilizadores, gestão de bases de dados e gestão de projetos Open Access, sendo, nesse âmbito gestora do Repositório IC-Online.