Casa-Alta_banner

“Casa Alta” – Apresentação do livro e inauguração da exposição

A Biblioteca José Saramago acolhe no dia 23 de março de 2018, pelas 21h00, a sessão de apresentação do livro “Casa Alta”, da autoria de Paulo José Costa (poesia) e Sílvia Patrício (ilustrações). A obra será apresentada por Carlos Lopes Pires, poeta, docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e psicólogo clínico. No mesmo dia, será inaugurada a exposição de ilustrações que compõem o livro e que estará patente até 24 de abril de 2018.

 

Sinopse

A ideia da luz, associada à da clarividência e uma poética que surge quase sempre ligada aos signos da claridade, onde “a palavra norteia”, a par da busca de um fio de prumo, são firmes imagens e fragmentos (retalhos), que aparecem numa ligação directa com o poema. Aqui e ali, ecos de uma poética sempre tangencial ao silêncio e à brancura, de fascínio pela noite e pela melancolia, porquanto é na esperança que se erige e reconstrói a procura, assim como a matéria solar do deslumbre.

Casa-Alta

 

Paulo José CostaPaulo José Costa

Paulo José Costa é autor de vários livros de Poesia e Literatura Infantil  – “O menino que acordava as estrelas” (ilustrado por Nídia Nair Marques), destacando-se o Livro de Poemas “Sopro da voz” e o Projeto Poético -Fotográfico “Vizinhança de Olhares” (Poesia e Fotografia) em colaboração com Sara Fabião.

 

 

 

Sílvia PatrícioSílvia Patrício

Artista plástica, Sílvia Patrício nasceu em Vincennes, França. Em 1997 realizou a sua primeira exposição individual, em Leiria, “O outro lado”. Do seu trabalho e exposições, destacam-se a colaboração com o projeto multidisciplinar Artes novas, em 2007, a exposição “Sussurrando uma história III” na sala Unamuno em Salamanca, Espanha, no mesmo ano. Desde aí tem desenvolvido um trabalho vasto, sendo o mais recente a exposição “Humanário” no Edifício do Banco de Portugal, em Leiria, que em 2017 foi exibida no Centro Cultural de Cascais. Deste encontro resultou este belíssimo livro, ou melhor dizendo, projeto estético “Casa Alta”, em que o verso e a imagem fazem parte desta estrutura edificada nos territórios do silêncio e no universo sincrético das virtudes da existência, que somente a Poesia pode nortear.

 

 

 

 

 

Apresentação do livro “Casa Alta” – 23.03.2018