A Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) acolhe, de 23 de janeiro a 24 de fevereiro, a exposição “Superfície Animada #3”.

O projeto inicial SuperfícieAnimadAnimatedSurface começou em 2014 como um exercício integrado na Unidade Curricular “Laboratório de Material, Forma e Cor” do Curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro. O objetivo era criar peças-múltiplos de uma série de módulos tridimensionais, permitindo aos alunos adquirir experiência e conhecimentos no uso de materiais cerâmicos e na aplicação de técnicas de modelação e produção.

Apresentado hoje, SuperfícieAnimadAnimatedSurface #3 (versão 3), realizado pelos alunos do 1.º ano do Curso de Design do Produto – Design de Cerâmica e Vidro da ESAD.CR, é o resultado de um exercício concebido para criar uma superfície que interagisse diretamente com as fontes de luz natural ou artificial e permitisse que os efeitos de luz e sombra sobre este objeto tridimensional fossem registados e analisados pelo aluno.

Uma outra iniciativa é a de incentivar a participação dos espetadores, convidando-os a interagir com a instalação. Considerando que esta tem mais de 400 peças e 40 módulos diferentes, é assim quase impossível reproduzir/repetir cada configuração, portanto um exemplo do conceito Gestalt é aparente em que The whole is other than the sum of the parts.