Portugal-no-feminino_banner

“Portugal no Feminino: Retratos de mulheres notáveis em folhas de árvores”

Exposição de desenho e colagem de Sérgio Carvalho | 09 de novembro a 21 de dezembro de 2018 | Inauguração: 09 de novembro de 2018 > 21h00
Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Politécnico de Leiria)

A exposição “Portugal no feminino: retratos de mulheres notáveis em folhas de árvores”, de Sérgio Carvalho, é composta por quadros de tamanho A3. Os materiais utilizados foram folhas de árvores (plátanos, tílias, mélias, choupos, eucaliptos, etc.) e cola de resina epóxida sobre papel. O resultado final foi obtido através do seguinte processo: as folhas foram secas, cortadas em milhares de pedaços quadrangulares, triangulares e hexagonais. Foram posteriormente agrupadas e recortadas à medida das imagens a retratar. Alguns quadros têm 3 e até 4 camadas de folhas. Neste trabalho foram usadas pelo menos 15 espécies  de folhas. O tempo de execução foi de 10 dias para secar as folhas, 10 dias para elaboração do fundo do desenho e 5 dias para a composição do rosto da pessoa sobre o fundo.

Sinopse:

“O outono transforma-nos. As folhas caducam, secam, deliram em cores quentes, que não o fresco verde, e juntam-se à terra para terra serem. Mas não! Estas folhas não pereceram na manta morta do solo empapado das chuvas tristes. Coradas e douradas foram resgatadas do seu epitáfio para se justaporem num mosaico, num herbário folhoso multicolorido. Um novo rendilhado dotou-as de uma nova similaridade: são agora pictogramas, são ilusões antropomórficas, são rostos de mulheres cuja tez foliácea oscila ao sabor das primaveras. Estes rostos já não falam ou sorriem entre nós, mas estas folhas, ao invés de se decomporem, compõem ora vultos femininos maiores da nossa cultura e sociedade.”

Nota biográfica:

Sérgio Paulo Lourenço Carvalho nasceu na Marinha Grande, em 1977. É licenciado em Artes Plásticas pela Escola de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR). Em 2011 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais no Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Universidade de Aveiro.

Prémios:

2008 – Atribuição de Menção Honrosa na 2.ª edição do Concurso de Artes Plásticas do Instituto Politécnico de Leiria;
2008 – Vence o 1.º prémio para melhor história aos quadradinhos no concurso de BD “Vírus – Vilões, Vilanias e outras ironias” – Leiria;
2009 – Atribuição de Menção Honrosa para história aos quadradinhos no concurso de BD Vírus – “Sexta-feira 13” – Leiria;
2014 – Vence 3.º prémio no concurso de fotografia “Pombal num Click”;
2014 – Atribuição de Menção Honrosa no 4th Athens International Digital Film Festival (Grécia);
2014 – Atribuição de Menção Honrosa no Concurso para Monumento do Centenário do Concelho de Alcanena;
2015 – Atribuição do prémio “Social Action” no International Euro Film Festival On Line (Espanha);
2016 – Atribuição do prémio para melhor 1.ª curta metragem portuguesa nos Prémios Latino (Espanha).

Inauguração da exposição – 09.11.2019