Biblioteca do Campus 4 (ESTM)

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) em Peniche como parte integrante do Instituto Politécnico de Leiria foi criada através do Decreto-Lei n.º 159/91, de 26 de abril de 1991.

No ano letivo de 1999/2000 após a publicação do Decreto-Lei n.º 264/99, de 14 de julho de 1999 entrou em funcionamento a Escola e seus respetivos serviços, incluindo a Biblioteca que funcionava numa sala de leitura de 55 m2 com 18 lugares à disposição dos utilizadores e contendo um acervo bibliográfico limitado.

A primeira bibliografia que compunha inicialmente o fundo bibliográfico proveio do antigo Colégio Externato Atlântico de Peniche e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria, assim como de ofertas de docentes e outras individualidades.

No ano letivo de 1999/2000 deu-se início às aquisições de bibliografia especializada de acordo com as exigências dos graus académicos lecionados e dos respetivos docentes.

A partir do ano de 2003, aproximadamente, o investimento em aquisição de bibliografia cresceu consideravelmente e acentuou-se, após a mudança em outubro de 2007, das instalações antigas para o novo edifício pedagógico. Neste local, a Biblioteca passou a disponibilizar 3 espaços confortáveis e diversificados aos seus utilizadores:

1. a Biblioteca que dispõe de um fundo documental em acesso livre, assim como de computadores e lugares destinados ao trabalho individual;
  2. a Sala de Utilizadores de Informática de acesso livre que oferece 30 lugares;
  3. a Sala de Leitura que se encontra no 1º piso e que dispõe de computadores e lugares destinados aos trabalhos de grupo.

A nível informático, ou seja, de software ou sistema de gestão de bibliotecas, efetuou-se a mudança do Bibliobase para o Aleph em novembro de 2007, assim como em todas as outras Bibliotecas doPolitécnico, isto devido à reestruturação das mesmas nos Serviços de Documentação do Instituto, com o objetivo de oferecer serviços iguais a todos os leitores.

Nesta sequência, a Biblioteca localizada na ESTM e ao serviço desta Escola, é designada por Biblioteca do Campus 4 (ESTM).

Fundo bibliográfico

O acervo que a Biblioteca possui adequa-se na sua globalidade, aos cursos e à formação universitária ministrada no campus.

Ver +

Biblioteca do Campus 4 – ESTM