Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG /ESSLei)

 

O edifício da Biblioteca José Saramago encontra-se em funcionamento desde o dia 17 de março de 2003. Localizado no Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria, junto ao edifício de Engenharia Automóvel, o edifício da Biblioteca José Saramago tem quatro pisos e uma área de 3.483 metros.

Com capacidade para 570 lugares sentados, possui 3 salas de leitura com bibliografia em livre acesso, pesquisa e consulta e possui 16 salas de trabalho em grupo, 6 gabinetes de investigação individual, 2 gabinetes de investigação em grupo.
O espaço da Biblioteca oferece ainda aos seus utilizadores uma sala de visionamento de audiovisuais, uma sala de reuniões, uma sala reservada à consulta de publicações periódicas científicas e técnicas e uma sala de informática, com capacidade máxima até 100 terminais.

Um dos objetivos  da Biblioteca passa por conjugar o domínio científico e pedagógico com a vertente sociocultural, estreitando os laços entre a comunidade académica do Politécnico de Leiria e a comunidade civil da região. O átrio principal do edifício traduz essa mesma vontade, disponibilizando um amplo espaço central, reservado à leitura de publicações periódicas de caráter geral e à realização de exposições e outros eventos, considerados de interesse. A luz natural que invade o interior da Biblioteca e os amplos espaços interiores que apresenta fazem deste espaço um projeto de referência quer para a comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, e das escolas, quer para a sociedade civil de Leiria. A Biblioteca José Saramago é um espaço de leitura, pesquisa e consulta que acompanha a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico desde 1989/1990, ano em que a Escola entrou em funcionamento e, recentemente, desde agosto de 2006, também a Escola Superior de Saúde (ESSLei). Inicialmente, a Biblioteca foi instalada no Antigo Convento de Santo Estevão, sendo posteriormente transferida para as instalações do Morro do Lena. A convite da ESTG, José Saramago, escritor e Prémio Nobel da Literatura em 1998, apadrinhou o espaço da Biblioteca, tendo passado a designar-se desde então por Biblioteca José Saramago. A 27 de maio de 1999, José Saramago, descerrou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, uma lápide com a inscrição do seu nome.

Nas suas instalações funciona também, desde meados de 2007, a Direção e o Secretariado das Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria . À Biblioteca José Saramago também se atribui a designação de Biblioteca do Campus 2 no conjunto das Bibliotecas que fazem parte dos Serviços de Documentação.

 

 

 Fundo bibliográfico

O fundo bibliográfico que a Biblioteca possui adequa-se na sua globalidade, aos cursos e à formação universitária ministrada no campus.

 

Horários

Ver +

 

Contactos

Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG/ESSLei)

Morro do Lena – Alto Vieiro 
2401-951 Leiria 
E-mail: biblioteca.campus2@ipleiria.pt 
Telf.: + 351 244 820313