Cartão de leitor

 

O Cartão de Leitor destina-se a todos os utilizadores que pretendem usufruir dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria , no que diz respeito ao empréstimo domiciliário, empréstimo interbibliotecas, serviço intercampus, entre outros.

Para se inscrever e após a verificação da condição de estudante, docente ou funcionário não-docente do Politécnico junto dos serviços competentes, o utilizador deverá apresentar o seu Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte. Ser-lhe-ão pedidos outros dados pertinentes para registar na sua ficha de leitor.

Apenas será emitido um cartão de leitor para os utilizadores que ainda não possuam cartão de cidadão. Os utilizadores que possuem cartão de cidadão deverão utilizá-lo em todos os contactos com a Biblioteca, sendo que o referido cartão funcionará como Cartão de Leitor.

Caso se trate de um utilizador externo ao Politécnico de Leiria e segundo o número 4 do Artigo 4º das Normas de Funcionamento dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, a inscrição obriga à apresentação do:

  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte;
  • Comprovativo de residência.

Para além disso, também ao pagamento de uma taxa anual no valor de:

  • 10.00 € para os utilizadores externos ex-alunos e ex-docentes do Politécnico de Leiria;
  • 20.00 € para os utilizadores externos sem qualquer ligação ao Politécnico de Leiria.

No caso dos utilizadores externos – ex-alunos e ex-docentes – a taxa referida na alínea anterior só é cobrada aos antigos alunos do Politécnico de Leiria 24 meses após a data de aquisição do título de licenciado ou mestre. A data em causa será confirmada junto dos Serviços Académicos do Instituto.

No caso dos utilizadores com idade inferior a 18 anos, o Encarregado de Educação deve autorizar por escrito a inscrição do menor, responsabilizando-se por todas as atitudes do seu educando.

O cartão é pessoal e intransmissível e deverá ser SEMPRE apresentado pelo leitor quando pretender efetuar o empréstimo de documentos em qualquer Biblioteca dos Serviços de Documentação.