Cores-do-fado_site

Exposição de pintura “Cores do Fado”, de Antero Anastácio

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (corredor de acesso ao Auditório) | 4 de junho a 6 de julho de 2018
Organização: Serviços de Documentação – Bibliotecas do Politécnico de Leiria

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) acolhe, de 4 de junho a 6 de julho de 2018, a exposição de pintura “Cores do Fado”, de Antero Anastácio. Esta é uma exposição com óleos marcados pelo figurativo, que denunciam as vivências do autor. As obras de Antero Anastácio identificam as suas raízes, devolvendo-nos ao olhar a subtileza de temas marcantes e elementos simbólicos da sua terra Natal, tais como o mar, as gaivotas, as varinas, a pesca, as sardinhas.

Sendo também Antero Anastácio fadista, encontramos patente na sua pintura a expressividade das suas matrizes, num universo que eleva não só as cores da sua terra, como também as cores da música, nomeadamente do fado. Nas suas pinturas, Antero Anastácio impressiona com as suas influências oníricas, de cariz surrealista e com a luminosidade que consegue imprimir às telas. O próprio artista considera oferecer ao olhar uma subtileza refrescante e colorida, onde cada obra é uma janela pela qual se espreita para dentro da sua alma.

Antero Anastácio

Natural de Peniche, cresceu “entre as dunas e o mar”, e revelou desde cedo inclinação para o desenho e para as artes, conseguindo apenas anos mais tarde frequentar a Sociedade Nacional de Belas Artes. Adiou a sua vocação, tendo em conta o seu percurso como optometrista e contactologista de profissão. Considera-se autodidata e desde 1997 expõe com regularidade, quer em exposições individuais quer coletivas, estando muitas das suas obras representadas no estrangeiro. A sua pintura a óleo apresenta uma pluralidade de estilos, num encontro entre luz e técnica, em que sobressai a criatividade e a originalidade.