Docentes e Não Docentes
Contagem de citações de artigos e autores
Na contagem de citações é aferido o número de vezes que um artigo é citado por outros artigos científicos. Se um artigo é citado muitas vezes é considerado um artigo de referência com elevada qualidade científica.
Atualmente estão disponíveis várias ferramentas para análise bibliométrica das citações, sendo que as principais são a Web of Science que está disponível através da B-On; a Scopus que está disponível apenas para instituições subscritoras e o Google Scholar cujo acesso é gratuito.
Cada uma destas ferramentas apresenta vantagens e desvantagens e a abrangência das bases de dados é limitada, o que resulta em diferentes números para o mesmo artigo em cada base de dados. A escolha da base a utilizar é pessoal, mas sugere-se a utilizar pelo menos duas ferramentas e a comparar os números obtidos em cada uma delas.
Web of Science (Thomson Reuters)
Esta é a base de dados mais antiga para análise de citações e, além do número total de citações por artigo, disponibiliza ainda o índice-h de um autor.
Inclui as seguintes bases: Science Citation Index Expanded (1899-present); Social Sciences Citation Index (1956-present); Arts & Humanities Citation Index (1975-present); Conference Proceedings Citation Index- Science (1991-present); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (1991-present).
Disponibiliza registos desde 1900 na Área da Ciência, desde 1956 na área das Ciências Sociais e desde 1975 na área de Artes e Humanidades.
Apesar de ser a base mais utilizada em estudos bibliométricos, em algumas áreas como as ciências sociais, artes e humanidades, finanças e economia, engenharia e ciências de computação, a Web of Science fornece resultados inferiores a outras ferramentas.
Para consultar os tutoriais sobre a utilização da Web of Science clique aqui
Scopus
A Scopus é uma das bases de dados de artigos científicos mais abrangentes. Disponibiliza a ferramenta “Citation Tracker” que permite aceder ao número de citações por artigo e consultar diversos indicadores como o h-index.
Para mais informações clique aqui
Google Scholar
Esta ferramenta de livre acesso da Google permite aos autores a criação de um perfil público que passará a estar acessível quando é feita uma pesquisa pelo nome do autor.
O Google Scholar pesquisa em todos os tipos de publicações disponíveis na Web e, por conseguinte, o seu método de contagem de citações inclui todos esses documentos publicados na Web. Um dos problemas apontados a esta ferramenta é o facto de na pesquisa por autor poderem ser recuperados artigos que não correspondem a esse mesmo autor ou, por outro lado, faltarem artigos da sua autoria. Os autores podem evitar esta situação recorrendo à gestão do seu perfil, que lhes permite adicionar ou excluir artigos.
O Google Scholar disponibiliza a funcionalidade “Cited By”, que permite a consulta das citações que determinado documento recebeu, assim como o h-index.
Para mais informações clique aqui
Fator de impacto das revistas científicas
O Fator de impacto foi criado em 1955 por Eugene Garfield, fundador do ISI – Institute of Scientific Information e atualmente tornou-se no indicador bibliométrico mais usado a nível internacional.
O Fator de impacto mede a frequência com que os artigos de uma revista foram citados num determinado período de tempo. O cálculo é feito dividindo o número de citações correntes de artigos publicados nos últimos dois anos pelo número total de artigos publicados nesse mesmo período (Journal Citation Reports).
Para os investigadores este dado bibliométrico é bastante relevante, uma vez que lhes permite comparar o fator de impacto de várias revistas e decidir em qual dessas revistas publicar os seus artigos.
Journal Citation Reports (JCR)
O JCR do ISI é o recurso mais utilizado a nível internacional para a avaliação de revistas científicas. Disponibiliza dados bibliométricos e quantitativos com base na contagem de citações efetuada nas bases Science Citation Index e Social Science Citation Index da Web of Science (Thomson Reuters).
O JCR recolhe dados referentes a cerca de 10.100 revistas publicadas por 3300 editores de cerca de 238 disciplinas e de 84 países. Esta base é atualizada todos os anos, em meados do ano civil.
Disponível no Politécnico de Leiria através da b-on.
SCImago Journal & Country Rank
O SCImago é outra ferramenta alternativa ao JCR da ISI, que disponibiliza indicadores bibliométricos relativos a revistas e países, sendo esses dados retirados de bases de dados de artigos científicos da Scopus.
Ferramentas de identificação de autoria
Um dos problemas das bases de dados que acolhem a produção dos investigadores é a ambiguidade na identificação da autoria dos documentos. Ao longo da sua carreira a grande maioria dos investigadores vai assinando os artigos com várias variantes do nome, o que depois gera muitas dificuldades, nomeadamente ao nível da contagem de citações. Por outro lado, existem também muitos autores com nomes iguais ou semelhantes, o que também gera dificuldades neste processo.
Para garantir a correta atribuição de uma obra a um autor a solução mais fiável é o próprio autor utilizar algumas ferramentas que permitem a identificação da autoria e que são disponibilizadas pelas bases de dados. De seguida, serão apresentadas algumas dessas ferramentas.
Researcher ID – Web of Knowledge
O Researcher ID é disponibilizado pela Web of Knowledge (acessível através da b-on) e permite a cada investigador criar uma conta à qual está associado um identificador único e gratuito. Através dessa conta o investigador pode associar os seus artigos ao seu identificador e pode monitorizar as métricas de citação dos seus documentos na Web of Science (h-index, contagem de citações, média de citações). Este perfil pode ser público ou privado.
Em simultâneo o portal Researcher ID funciona também como uma plataforma de colaboração online para comunidades de investigadores.
Criar um Researcher ID
1- Aceda a http://www.researcherid.com/;
2 – Clique no link Join now, it’s free e preencha o formulário que dará origem a um Exclusive Invitation to ResearcherID.com via e-mail;
3 – Preencha o formulário que irá receber por e-mail.
Para mais informação consulte as FAQ’s do Researcher ID clicando aqui
Author ID – Scopus
A Scopus disponibiliza uma funcionalidade que determina quais as variantes de nome que devem ser agrupadas sob uma identificação única. Esta ferramenta utiliza um algoritmo que liga formas de nomes recorrendo a dados como a afiliação do autor, endereço, área de investigação e datas de publicação.
Nota: A Scopus só está disponível para as instituições subscritoras.
Para mais informação sobre o Author ID clique aqui
Para consultar o seu Author ID clique aqui
ORCID iD
O ORCID é um sistema aberto, sem fins lucrativos que tem como objetivo disponibilizar o registo de identificadores únicos para investigadores, os quais são um método transparente de ligar o output das atividades de investigação aos respetivos autores. De salientar que o ORCID foi o identificador escolhido pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e que deverá ser utilizado pelos investigadores financiados por esta entidade.
Criar um ORCID iD
Aceda a http://orcid.org/;
Aceder à página “For researchers”, opção “Register for an ORCID iD”;
Seguir as instruções para completar o registo.
Para mais informações clique aqui
Proposta de aquisição
O serviço de aquisição de publicações destina-se exclusivamente a funcionários docentes e não docentes do Politécnico de Leiria.
Para solicitar a aquisição de novas obras ou artigos, os proponentes deverão proceder ao preenchimento do PIAD (formulário de Proposta Interna de Aquisição de Documentos) disponível através da Intranet.
Para mais informações, contactar o Secretariado dos Serviços de Documentação através do e-mail sd.secretariado@ipleiria.pt ou do telefone 244 820372.
Ao Secretariado dos Serviços de Documentação caberá estabelecer todos os contactos necessários com editoras e livreiros para a sua aquisição bem como iniciar o processo do seu tratamento técnico antes da sua colocação na estante.
Aquando da receção da obra, os proponentes recebem automaticamente um aviso via correio eletrónico onde é solicitada a sua colaboração no preenchimento da Ficha da obra que deverá posteriormente ser enviada para o e-mail da sua Biblioteca.
Para apoio ao preenchimento da Ficha da obra poderá consultar a Classificação CDU (abreviada).