Empréstimo Domiciliário
 

CONDIÇÕES DO SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO
NÚMERO DE
PUBLICAÇÕES
PERÍODO
INICIAL DE EMPRÉSTIMO
RENOVAÇÃO
QUANDO SE PERDE DIREITO
À RENOVAÇÃO
O QUE FAZER
ALUNOS
5
10 dias
2 vezes,
por mais 10 dias
Se existirem leitores em lista de espera. A publicação deverá ser entregue o mais brevemente possível.
Apresentar cartão de leitor ou cartão de cidadão para requisição. Possibilidade de renovação no catálogo online.
ALUNOS DE MESTRADOS, DOUTORAMENTOS
E PÓS-GRADUAÇÕES
5
15 dias
2 vezes,
por mais 15 dias
FUNCIONÁRIOS DOCENTES
E NÃO DOCENTES
15
6 meses
2 vezes,
por mais 6 meses
Se existirem leitores em lista de espera. A publicação deverá ser entregue num prazo máximo de 5 dias.
DOCENTES EM MESTRADO
E DOUTORAMENTO
25
12 meses
2 vezes,
por mais 12 meses
LEITORES EXTERNOS
5
5 dias
2 vezes,
por mais 5 dias
Se existirem leitores em lista de espera. A publicação deverá ser entregue o mais brevemente possível.
 

O quadro acima refere-se às obras com estatuto de “empréstimo normal”. No entanto, existem obras com outros estatutos:

  • Empréstimo de curta duração (= 3 dias de calendário) assinalado a azul na lombada;
  • Empréstimo diário (= 1 dia de calendário) assinalado a amarelo na lombada.

 

Obras que não podem ser requisitadas:

  • As obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.);
  • Algumas publicações periódicas (revistas, jornais, etc.)*;
  • As obras em mau estado de conservação;
  • As dissertações de mestrado e doutoramento;
  • Outras publicações cuja utilização o justifique.
*Consulte a sua biblioteca para obter mais informações

 

Renovações e Reservas Online

Pode renovar o prazo dos seus empréstimos 2 vezes através da Área Pessoal do Catálogo Online.

A renovação não é possível:

  • Quando a data prevista de devolução já foi ultrapassada;
  • E quando existe uma reserva de outro leitor para a obra.

No caso da obra que pretende requisitar se encontrar emprestada a outro leitor, pode efetuar uma reserva através da Área Pessoal do Catálogo Online. Deste modo, logo que o primeiro leitor devolver a obra, receberá um e-mail a informar que a obra já está disponível e terá um prazo de 3 dias para fazer o seu levantamento no balcão da Biblioteca.

 

Suspensões

 A Suspensão consiste no impedimento da requisição de documentos aos leitores que ultrapassarem 5 dias de atraso na devolução das publicações. Ela é aplicada a partir do 6.º dia de calendário de atraso e o leitor ficará impossibilitado de requisitar documentos durante 30 dias de calendário.

Empréstimo Interbibliotecas

Em que consiste?

O Empréstimo Interbibliotecas (EIB) é a operação mediante a qual as Bibliotecas os Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria obtêm, a pedido de um leitor, um documento de outra Biblioteca (original ou cópia) e que não dispõem nas suas coleções.

Este serviço destina-se igualmente a satisfazer pedidos de outras Bibliotecas, portuguesas ou estrangeiras, que requeiram o empréstimo, ou a reprodução de uma obra dos fundos das Bibliotecas do Politécnico de Leiria.

O serviço de Empréstimo Interbibliotecas obedece ao Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos – Lei nº 16/2008 de 1 de Abril.

 

Quem pode utilizar o Serviço de EIB?

Todos os utilizadores que estejam registados na base de dados das Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria. Para mais informação sobre o registo numa das nossas Bibliotecas pode clicar aqui.

 

Que tipo e quantidade de itens se podem solicitar por EIB e qual o custo?

Os leitores podem requisitar vários tipos de documentos, tais como: livros, cópia de parte de livros, artigos, cópias de artigos, CDs e teses etc., sendo que alguns são mais facilmente obtidos que outros. Por vezes não é possível obter um determinado item. Num pedido de EIB o leitor poderá solicitar até cinco obras.

Custos – Estudantes
Ao estudante do Politécnico de Leiria  não é cobrado qualquer importância pelo pedido de EIB. Apenas terá que pagar a eventual quantia cobrada pela Biblioteca que empresta o documento.

Custos – Funcionários Docentes e Não Docentes do Politécnico de Leiria
Aos funcionários Docentes e Não Docentes do Instituto não é cobrada qualquer importância pelo pedido de EIB. As eventuais despesas serão suportadas pelo Politécnico de Leiria. Para tal deverá o Docente/não Docente preencher o Pedido Interno de Aquisição de Documentos (PIAD) e obter despacho positivo.

Custos – Utilizadores Externos
Ao Utilizador Externo, por cada obra solicitada através do EIB é cobrada uma taxa de cinco euros. O mesmo suportará igualmente a eventual importância cobrada pela biblioteca prestadora do serviço.

Para mais informação consulte as Normas de Funcionamento dos SDIPL.

 

Como efetuar um pedido de EIB?

Os pedidos de empréstimo podem ser feitos através de carta, fax, correio eletrónico, ou pelo preenchimento do formulário disponível no portal das Bibliotecas dos Serviços de Documentação. (Estudantes, Funcionários e Leitores externos).

Os pedidos de empréstimos de docentes devem ser feitos através do preenchimento do PIAD (Pedido Interno de Aquisição de Documentos) disponível na Secretaria Virtual.

 

Disponibilização dos itens, renovação e devolução.

Embora na generalidade das Bibliotecas os itens obtidos por EIB obedeçam à leitura presencial, nas Bibliotecas dos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria é possível consulta domiciliária dos documentos solicitados por esta via. Para o efeito os utilizadores têm que ler e assinar um termo de responsabilidade.

O pedido de renovação do EIB é possível se efetuado antes do término do prazo de empréstimo. A mesma dependerá sempre da decisão da Biblioteca prestadora do serviço.

A devolução da documentação deverá ser realizada dentro do prazo de empréstimo.

 

Informações para outras Bibliotecas que solicitem itens aos SDIPL.

Os Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria emprestarão itens das coleções das suas Bibliotecas de acordo com o princípio da acessibilidade universal das publicações e partilha de recursos informativos. As pessoas individuais deverão contactar a sua biblioteca local para através dela se proceder ao pedido de empréstimo Interbibliotecas.

Os pedidos de EIB podem ser enviados através do Portal das Bibliotecas dos Serviços de Documentação, Formulário, por correio eletrónico, fax ou carta.

 

Contactos do Serviço de Empréstimo Interbibliotecas:

Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria
Empréstimo Interbibliotecas / Préstamo interbibliotecas /Interlibrary loan
Biblioteca José Saramago do Campus 2
Morro do Lena, Alto Vieiro-Apartado 4163 | 2411-901 Leiria
Telf. +351 244 820 313 | Fax. +351 244 820 310
E-mail: sd.eib@ipleiria.pt

 

Condições de empréstimo

Os itens emprestados pelos Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria estão disponíveis por 15 dias de calendário (não renováveis), se for um empréstimo nacional, e por 30 dias de calendário, se for um empréstimo à escala internacional. Algumas coleções não estão disponíveis para empréstimo. 

Os Serviços de Documentação do Instituto cobram uma taxa única no valor de oito euros, ou 1 voucher da IFLA por cada item emprestado.

 

Por favor, preencha o formulário:

Empréstimo Interbibliotecas



 

 

Empréstimo Intercampus

 

Entende-se por Empréstimo Intercampus o empréstimo de documentos pertencentes às Bibliotecas dos Serviços de Documentação entre elas, isto após solicitação por parte dos utilizadores de determinada(s) obra(s). Este serviço permite aos leitores a requisição de, no máximo, cinco publicações que se encontrem noutra Biblioteca que não aquela onde efetuam o(s) pedido(s).

Após identificação das obras e seus respetivos tipos de empréstimo, os documentos são encaminhados para a Biblioteca em que o leitor pretende levantar as publicações. Aquando da chegada das mesmas ao local desejado, o utilizador é informado da disponibilização dos documentos e deverá levantar as obras dentro de 3 dias sob pena de estas serem devolvidas à Biblioteca de origem.

Quando o leitor pretender levar as publicações, estas são requisitadas de acordo com as regras vigentes do empréstimo domiciliário e após a devolução das mesmas, os documentos são remetidos à Biblioteca de origem. Enquanto as obras se encontram em circulação entre bibliotecas, não estão disponíveis para empréstimo. Quanto à aplicação do serviço intercampus, este não se destina aos seguintes documentos:

  • O número mais recente das publicações periódicas;
  • As publicações em mau estado de conservação;
  • As dissertações de Doutoramento e de Mestrado;
  • Outras publicações cuja utilização o justifique.