Nas-Costas-do-farol_wide

 

“Nas costas do farol” – Exposição de fotografia de João Rosado

A Biblioteca do Campus 4 (ESTM), em Peniche, acolhe, de 2 a 28 de fevereiro de 2018, a exposição de fotografia “Nas costas do farol”, de João Rosado. A exposição insere-se num conjunto de atividades permanentes da edição 2018 do “Ocean Open Day – Semana Aberta Ciência e Tecnologia”, promovido pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e pela unidade de investigação MARE-IPLeiria.

 

Sinopse

Sejam residentes ou visitantes, é impossível ficar-se indiferente ao promontório do Cabo Carvoeiro com o seu farol, “Onde a terra se acaba e o mar começa, E o Febo repousa no Oceano”. Ex-libris da cidade e do concelho é ponto de partida, de chegada e de visita. “Nas Costas do Farol” pretende mostrar a cor e a luz que existe nas pedras que fazem os caminhos até ao farol. Pretende ainda mostrar que nas costas (atrás) do farol existe também toda uma cidade e um concelho rico de História, de lugares e de cultura. Na esperança de uma cidade e de um concelho mais colorido, esta exposição pretende retratar alguma da potencialidade aí existente, com umas “costas” riquíssimas de recursos e muito por explorar.

 

Biografia do autor

João Manuel Ribeiro Rosado nasceu em Peniche (de Cima) em 1963, desenhador-projetista na Câmara Municipal de Peniche. Na profissão que exerce e a convivência desde muito cedo com a imagem e as obras e actividades da cidade, desenvolveu o gosto pelas artes gráficas. Em 2010 descobre o gosto pela fotografia tendo desde essa altura, e de forma autodidata, investido na sua formação e despendendo o seu tempo livre na descoberta das formas, da luz, da cor, da sua visão das coisas… Em resumo, na descoberta da sua imagem. Predomina no seu trabalho paisagens de Peniche, imagens que pretendem retratar uma cidade que julga ter perdido a cor ao longo dos anos, pretendendo, por isso, recuperá-la. As suas fotografias encontram-se publicadas em páginas da internet como 500px, Instagram e Facebook.

 

Fotografias: ESTM