A partir de 25 de janeiro – e até 21 de fevereiro – todos aqueles que possuam uma ideia de negócio podem candidatar-se ao concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam” em www.bolsadoempreendedorismo.pt. Depois de se inscreverem na iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, todos os candidatos selecionados receberão formação e ajuda para desenvolver as suas ideias e para preparar a sua apresentação de forma clara, sucinta e eficaz. A formação centra-se em competências essenciais para empreendedores e em coaching personalizado e inclui o acesso a uma rede de contactos de diversos parceiros e informação sobre instrumentos de apoio a nível europeu. Após o processo de formação, os participantes deverão ser capazes de, em apenas dois minutos, conseguir motivar potenciais investidores a querer saber mais sobre o seu projeto, sendo que, no final do concurso, são escolhidos os dois vencedores – a quem será atribuído um prémio de 5 000 euros/cada. O “Elevator Pitch – Ideias que Marcam” pretende ajudar a consolidar ideias com novas soluções para o mercado, capazes de promover o investimento, dinamizar o crescimento e criar emprego.

O concurso é a primeira fase de uma iniciativa mais alargada – a Bolsa do Empreendedorismo 2016 –, que integra, além do concurso de ideias “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”, o evento “Bolsa do Empreendedorismo”, que terá lugar a 9 de maio, e o concurso de empreendedorismo “Canvas – Projetos que Marcam”, lançado também nesse dia. A “Bolsa do Empreendedorismo 2016” reunirá, a 9 de maio (o Dia da Europa), num só lugar, responsáveis pela gestão de fundos comunitários, incubadoras empresariais, business angels, bancos, empresas e potenciais empreendedores. Durante o evento serão revelados, ainda, os vencedores do Concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”.

Calendário:
Candidaturas ao concurso | De 25 de janeiro a 21 de fevereiro
Cinco módulos de formação | De 7 a 11 de abril (das 18h00 às 21h00)
Sessões de coaching | De 4 a 8 de abril
Final do concurso (apresentação ao júri) | 5 de maio (a confirmar)
Anúncio dos vencedores e entrega dos prémios | 9 de maio

Para mais informações sobre assuntos europeus: http://ec.europa.eu/portugal