MOSTRA BIBLIOGRÁFICA A Expansão Portuguesa na Banda Desenhada”

Biblioteca Campus 1 (ESECS)| 3 de dezembro 2018 a 26 de Janeiro de 2019

Considerado por muitos o período áureo da história de Portugal, a Expansão Portuguesa compreende de um modo geral os séculos XV a XVII. São mais de dois séculos de acontecimentos históricos, económicos, sociais e culturais que tiveram grande impacto na vivência dos portugueses e das mais diversas populações com as quais entraram em contacto, oferecendo por isso um manancial riquíssimo aos autores que procuram nessa era inspiração artística para a banda desenhada de fundo histórico.

Autores como Fernando Bento, Eduardo Teixeira Coelho, Vítor Peón, José Garcês, José Ruy e Carlos Alberto Santos foram percursores desse género, explorando um universo de aventuras, valentia e orgulho nacional, realçando os valores heróicos da época dos Descobrimentos. Senhores de um registo gráfico clássico, revisitam figuras históricas como o Infante D. Henrique, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Luís de Camões ou Fernão Mendes Pinto, mas interessam-se também por ficcionar o aventureiro anónimo, em segundo ou primeiro plano, como é o caso de Simão Infante em O Caminho do Oriente, ou do piloto Bomvento, protagonista de uma série própria.

Enquadramentos mais recentes refletem traços contemporâneos a nível gráfico mas também ao nível do enredo. Fenómenos como a pobreza, o racismo, a escravatura, o choque de civilizações e o fundamentalismo religioso ganham relevo nesta nova abordagem. Trata-se de relatos de viagens, episódios soltos e biográficos muitas vezes baseados em fontes coevas, mas afastados da história monumental mais tradicional. Destacam-se nesta leva autores como Nuno Saraiva, Fernando Relvas, António Sacchetti e Filipe Avranches.