Redes e Parcerias

Redes e parcerias

Os Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria integram um conjunto de Redes e Parcerias a nível nacional e regional com o intuito de se envolverem nas comunidades onde estão inseridas, mas também para cumprirem com a sua missão de estarem a par da evolução e desenvolvimento dos assuntos da sua área de intervenção.

Colaborar, cooperar e partilhar conhecimentos e know-how com instituições congéneres é uma mais valia não só para o Politécnico de Leiria, mas também para todos os utilizadores dos nossos serviços.

Conheça mais detalhadamente as Redes e Parcerias onde estamos envolvidos:

O IC-Online é o Repositório Institucional de Informação Científica do Instituto Politécnico de Leiria, desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP. O Repositório tem por objetivo preservar, divulgar, e dar acesso à produção científica realizada pela comunidade académica das várias unidades orgânicas e de investigação do Politécnico de Leiria.

Se pretende depositar documentos ou esclarecer alguma questão contacte-nos para o e-mail repositorio@ipleiria.pt.

Aceda ao IC-Online aqui

O Centro de Documentação Europeia (CDE) do Politécnico de Leiria é um organismo de informação, criado através de um protocolo assinado entre a Comissão Europeia e o Politécnico de Leiria em 2000, tendo renovado o acordo em 2018, com o objetivo de promover e desenvolver estudos e a investigação no domínio da integração europeia, atualmente designado por Centro de Documentação Europeia do Politécnico de Leiria.

Está situado na Biblioteca José Saramago do Campus 2 do Politécnico de Leiria e disponibiliza um acervo especializado em assuntos europeus.

Saiba mais clicando aqui

Foi assinada, a 22 de março de 2019, a Carta de Princípios da Rede de Bibliotecas José Saramago, que integra as Bibliotecas Municipais de Almada (Feijó), Avis, Beja, Loures, Odemira e a Biblioteca José Saramago, do Politécnico de Leiria.

Um dos objetivos da iniciativa, que para além dos membros fundadores estará aberta a outras bibliotecas com o nome do Prémio Nobel português, é o de estabelecer um diálogo constante entre as bibliotecas para que partilhem propostas nas áreas de programação, da criação de públicos e de experiências de conhecimento que envolvam a obra e o pensamento de José Saramago.

Saiba mais clicando aqui

A Rede Concelhia de Bibliotecas de Leiria existe desde 2001 e é constituída por 19 bibliotecas escolares e pela Biblioteca Municipal de Leiria. A partir de 2010, esta rede foi alargada a outros parceiros, nomeadamente o Instituto Politécnico de Leiria, a Fundação Mário Soares – Centro Cultural – Casa Museu João Soares e os Centros de Formação – Rede de Cooperação e Aprendizagem e o Centro de Formação de LeiriMar.

Esta parceria surge no âmbito da animação do livro e da leitura e da dinamização técnica e cultural de bibliotecas.

Graças a este trabalho conjunto, esta rede tem vindo a consolidar-se e a acrescentar mais-valias à área de atuação e de ao público-alvo de todos os parceiros.

Saiba mais clicando aqui.

A Rede de Bibliotecas das Caldas da Rainha, surge como forma de reconhecer, desenvolver e dar continuidade ao trabalho de organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, assim como, da promoção do livro, da leitura e das literacias entre as várias Bibliotecas do concelho das Caldas da Rainha.

A partilha de responsabilidades na implementação e desenvolvimento de um catálogo coletivo online entre as Bibliotecas cooperantes da Rede, e a criação do regulamento do Serviço de Empréstimo Interbibliotecas são pontos chave nesta parceria.

A rede integra a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro o Agrupamento de Escolas Raul Proença, o Agrupamento de Escolas D. João II, o Centro de Formação de Associação de Escolas Centro-Oeste e os Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria, em particular a Biblioteca do Campus 3 da ESAD.CR.

Saiba mais clicando aqui

A Rede de Partilha das Bibliotecas de Peniche é uma rede de bibliotecas informal que surgiu naturalmente no sentido da colaboração entre diferentes tipos de bibliotecas dentro de um mesmo contexto, neste caso o concelho de Peniche, por forma a tornar o trabalho de organização, gestão e disponibilização de recursos documentais – assim como a promoção do livro, da leitura e das literacias – menos solitário, mais enriquecedor e mais visível.

O desenvolvimento de atividades de promoção de diferentes literacias tem sido o ponto forte desta rede informal, que também organiza, conjuntamente, o Palmo e Meio de Leituras – Concurso de Leitura do 1º Ciclo de Peniche e a Fase Municipal do CNL – Concurso Nacional de Leitura.

A rede integra a Biblioteca Municipal de Peniche, as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Dom Luís de Ataíde (Escola-sede e Escola Velha), as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Peniche (Escola-sede e Escola da Central), as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia (Escola-sede, CEAB e Escola de Ferrel), a biblioteca da Escola Secundária de Peniche e os Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria, nomeadamente, a Biblioteca do Campus 4 da ESTM.

O Repositório das Bibliotecas da Área de Saúde (RBAS) visa facilitar o acesso à informação técnico-científica em saúde em Portugal, apoiando as atividades de ensino, investigação e prática clínica através da coordenação e divulgação dos recursos bibliográficos.

Tem como objetivos:

  • Identificar e Mapear: Fornecer uma visão geral das bibliotecas e centros de documentação de saúde, indicando as suas localizações, contactos e horários;
  • Detalhar Recursos: Descrever as coleções, recursos eletrónicos e bases de dados disponíveis em cada biblioteca;
  • Promover Serviços: Informar sobre os serviços oferecidos (como empréstimo interbibliotecas, formação de utilizadores, apoio à investigação, entre outros);
  • Facilitar a Cooperação: Servir como uma plataforma para promover a cooperação e o trabalho em rede entre as bibliotecas, otimizando a partilha de recursos e a harmonização de serviços;
  • Divulgar a Informação: Aumentar a visibilidade dos recursos de informação em saúde disponíveis no país.

Saiba mais clicando aqui