Selo de Excelência Alimentação Saudável no Ensino Superior

Distinção atribuída pela DGS

Politécnico de Leiria Recebe Selo de Excelência Alimentação Saudável no Ensino Superior

O Politécnico de Leiria recebeu o Selo de Excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’, atribuído pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A distinção é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos Serviços de Ação Social , com destaque para as unidades alimentares que possui em Leiria (Campus 1 e Campus 2), Caldas da Rainha (Campus 3) e Peniche (Campus 4).

Os Serviços de Ação Social proporcionam um serviço de alimentação a preços sociais. Com serviços próprios, as unidades alimentares estão presentes em todas as Escolas do Politécnico de Leiria, através de cinco cantinas, um snack-bar, oito bares e dois restaurantes. Existe um cuidado permanente com a qualidade do serviço prestado, assegurando uma alimentação completa, diversificada e equilibrada.

O projeto Selo de Excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’ distingue publicamente as Instituições de Ensino Superior que promovam uma alimentação saudável junto da comunidade académica e que cumpram um conjunto de requisitos no âmbito da modificação da oferta alimentar das suas instituições. Surge no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), promovidas pela DGS.

O Selo de Excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’ pretende incentivar as instituições de ensino superior a promover uma alimentação saudável.

Facilitar a disponibilidade e o acesso a opções alimentares mais saudáveis nos espaços da instituição e aumentar a literacia da comunidade académica na área da alimentação saudável são os requisitos que devem ser cumpridos e implementados para a atribuição da distinção.

Recorde-se que, em 2021, o Politécnico de Leiria foi reconhecido internacionalmente com a certificação ‘Healthy Campus’, atribuída pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).  Esta certificação tem como principal objetivo reforçar a importância da promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica. o Politécnico de Leiria foi a primeira instituição de Ensino Superior Politécnico a garantir a certificação máxima de ‘platina’.