Testemunhos

Joana Gonçalves

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Animação Cultural
Mestrado. Intervenção e Animação Artísticas

Ano de conclusão

2012 e 2016

Do meu tempo de estudante no Politécnico de Leiria, guardo memórias de muita coisa, acima de tudo das pessoas que conheci – amigos, professores e outros – e cada instante que passei entre salas, corredores, bar, salas de estudo. Guardo memórias dos momentos extra aulas, de algumas unidades curriculares muito práticas e que me desafiavam e de outras mais teóricas que obrigavam a pensar. Do sentimento de ser unicamente estudante – que a dada altura da vida é simplesmente ótimo. Da oportunidade de pertencer ao Núcleo de Animação e sermos ativos e determinados. Foi sempre uma grande oportunidade, carregada de inúmeras aprendizagens.

Depois de terminar o curso, queria definitivamente não estar parada. Comecei a trabalhar numa loja de roupa, ajudei uma amiga a abrir um Centro de Estudos e comecei a dar aulas de pintura a crianças e adultos. Fiz parte da RIA Portugal – Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural, através da qual colaborei, em 2014, na organização do V Congresso de Animação Sociocultural – Da participação na cultura à cultura da participação.

Acompanhei o Projeto ÓPERA NA PRISÃO com várias vertentes de espetáculo, uma das quais dentro do Estabelecimento Prisional. Foi um momento único na minha vida!

Atualmente, trabalho na SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, enquanto produtora de eventos (produção, comunicação e imagem).

E sim, tenho vários projetos em mente. Alguns ainda em “banho-maria”, outros à espera de mais tempo. Talvez um livro para escrever, artigos na área… e mais coisas que depois conto!

O Politécnico de Leiria possibilitou-me conhecer uma rede de pessoas que me permitiram trilhar novos caminhos, tanto em termos formativos, como de contactos e desafios, abrindo-me novos horizontes.

Da Rede IPLeiri@lumni espero que facilite o encontro entre alumni, especialmente em termos profissionais. De futuro uma plataforma de pesquisa poderia ser interessante.