Testemunhos

Miguel Romão

Escola

ESTG

Curso

Licenciatura. Engenharia Eletrotécnica

Ano de conclusão

2009

Chamo-me Miguel Romão. Terminei em 2009 a licenciatura em Engenharia Electrotécnica na ESTG, IPL.

Escolhi este curso, devido ao facto dos cursos ministrados no Politécnico de Leiria terem uma vertente mais prática. Também pelas condições das infraestruturas e dos equipamentos disponibilizados aos estudantes nas aulas, no estudo e nas atividades escolares. Outro dos factores, foi ter conhecido alguns antigos estudantes do Politécnico de Leiria que me recomendaram a instituição.

Após ter terminado o curso, propus um estágio numa empresa de energias renováveis e eficiência energética, que era na altura a “Cimaren Navi”, empresa que hoje já não existe, tendo ficado aí durante um ano. Posteriormente, fui contratado para trabalhar numa multinacional espanhola, a “Lurena”, fabricante de módulos fotovoltaicos, instalada na zona de Torres Vedras, com o cargo de consultor de uma rede de franquias e responsável pelo Departamento Técnico.

Mais tarde, desvinculei-me da anterior empresa, agarrando no meu próprio negócio. Já tinha um ano como sócio, primeiro em part-time e depois a tempo inteiro.

A área de atuação da Infinite Green, tal como todo o meu percurso, é nas energias renováveis. No entanto, tentamos sempre encontrar novas soluções sustentáveis. Ou seja, soluções para minimizar os consumos dos clientes, diminuindo a dependência energética dos mesmos. Alguns exemplos que posso apresentar são o armazenamento de águas fluviais, energias renováveis, iluminação Led, entre outras coisas.

Registei-me na Rede IPLeiri@lumni com o objetivo de encontrar antigos colegas e professores, para falarmos e discutirmos sobre alguns assuntos profissionais e pontos de vista.

Esta Rede pode ajudar a desenvolver o Politécnico de Leiria. Aproximar e fazer ver aos atuais estudantes como será o mercado de trabalho. Comparar as dificuldades dos antigos estudantes com as dificuldades dos atuais estudantes.

A Rede poderá também ser um elo de ligação entre a Instituição e algumas empresas, tendo em conta projetos futuros. Poderá também ser a integração no mercado de trabalho de novos profissionais, ou seja, finalistas que acabaram o curso. A Rede é uma boa ferramenta para a divulgação da instituição e da sua imagem, devido aos comentários e opiniões dos antigos estudantes.

Dou um conselho: estudar é divertido e caso não sintam isso é porque ainda não encontraram a resposta que procuram. Com meditação e empenho tudo se consegue, sempre com alegria e disposição e nunca contrariados.

Faço um apelo a todos os antigos estudantes para participar nesta Rede e incentivar os novos estudantes das escolas. Que façam crescer esta Rede e o nome do IPL!