Testemunhos

Paula Valentine

Escola

Erasmus ESAD.CR

Ano de conclusão

2019

Chamo-me Paula e atualmente tenho 24 anos. Frequentei a ESAD.CR por meio de um programa de intercâmbio (Minas Mundi) da Universidade Federal de Minas Gerais onde fui estudante de Licenciatura em Teatro. Na ESAD, cursei disciplinas em dois cursos diferentes: Teatro e Programação e Produção Cultural. Iniciei essa aventura que foi o intercâmbio em fevereiro de 2019 e finalizei em julho de 2019 quando retornei ao Brasil.

Guardo memórias bem afetivas e felizes dos meus momentos na ESAD. CR onde tive contacto com conhecimentos e disciplinas que me apresentaram metodologias inovadoras, como foi o caso da disciplina de Mediação Cultural do curso de Programação e Produção Cultural, com as professoras Lígia e Silvia.

Foi a minha primeira experiência internacional e estava bastante insegura e ansiosa com tudo o que poderia ocorrer, felizmente, fui bem-recebida por vários colegas e pelos professores dos dois cursos onde estudei. O setor de mobilidade do Politécnico de Leiria foi extremamente atencioso comigo, não demorou muito para que eu me sentisse acolhida pelas pessoas e pelo espaço. Como foi a minha primeira experiência internacional tudo era uma novidade sem fim, a comida, as pessoas, a cidade de Caldas da Rainha que tem uma beleza ímpar.  Lembro-me com muita felicidade da exposição que realizamos no Museu José Malhoa como resultado da disciplina de Mediação Cultural. Pudemos aplicar os conceitos teóricos lidos e discutidos em aulas, na prática de mediação de uma visita guiada a crianças.

Numa manhã de julho no final do meu intercâmbio, no Parque Dom Carlos em Caldas da Rainha, estruturei a minha proposta de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Quando finalizei o intercâmbio, voltei ao Brasil e me dediquei a finalizar o meu curso de origem (Licenciatura em Teatro).  Voltar ao Brasil não foi exatamente fácil, parecia que eu precisava de me readaptar ao meu país. Mas aos poucos fui me reintroduzindo na vida acadêmica da UFMG e compartilhando uma série de coisas que havia vivido na ESAD. Dediquei-me a alimentar um blog de experiências, onde narrei tudo o que vivi em Portugal e em outros países e a ajudar outras pessoas que quisessem vivenciar essa experiência que é tão única.

Atualmente sou estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer da UFMG. Além disso, também sou produtora cultural e assessora de projetos artísticos  do Instituto Cultural In-Cena. Recentemente fundei a Cozinha Cultural, uma página de criação de conteúdo que tem como objetivo principal auxiliar na formação de artistas e produtores culturais no Brasil. A Cozinha Cultural também presta assessoria de projetos culturais para associações culturais.

O Politécnico de Leiria contribuiu muito para a minha formação, eu costumo dizer a colegas que precisei de cruzar o oceano para decidir que queria dedicar-me a pesquisa de festivais de teatro no Brasil. Foi através das discussões nas disciplinas do curso de Programação e Produção Cultural que cheguei a diversas reflexões sobre a democratização da arte e a sua potência transformadora.

Na Rede Alumni espero poder reencontrar colegas que provavelmente já se formaram e poder trocar experiências com outros estudantes.