Testemunhos

Ricardo Reis

Escola

ESEL atual ESECS

Curso

Licenciatura. Professores do Ensino Básico

Ano de conclusão

2001

O meu nome é Ricardo Reis e estudei no Pólo de Caldas da Rainha da Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL), agora ESECS, entre 1997 e 2001. Frequentei o Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica (EVT).

Guardo excelentes memórias do meu tempo de estudante no Politécnico de Leiria. O Pólo era relativamente pequeno e havia um ambiente muito familiar, de camaradagem e entreajuda. Para isso também contribuíram as três mudanças de instalações que fizemos. Todos nos conhecíamos pelo nome, trocávamos apontamentos e o trabalho em grupo nas práticas pedagógicas era fundamental para o sucesso. Fui um aluno empenhado, tanto nas disciplinas (tendo ganho uma bolsa de estudo por mérito), como na vida académica. Fiz parte da Associação de Estudantes do Pólo (AE-PCR ESEL) e não deixei de trajar, ir às festas e de fazer parte da Real Estudantina das Caldas da Rainha, tuna que juntava estudantes da ESEL e da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL-Pólo das Caldas da Rainha). As práticas pedagógicas foram fundamentais na minha formação como professor, pelo espaço de experimentação e possibilidade que me proporcionaram.

Depois de terminado o curso em junho de 2001 fui colocado, em setembro, no Porto. No ano letivo seguinte fui colocado em Albufeira e no seguinte regressei ao Porto. Aproveitei para conhecer Portugal de lés-a-lés. Em 2004 fiquei colocado no Quadro de Zona Pedagógica (QZP) de Lisboa e não mais saí desta cidade onde acabei por efetivar. Em 2007 terminei o mestrado em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e em 2010 comecei o doutoramento em Artes e Educação na Universidade de Barcelona. Pelo meio, fui formador de professores de artes visuais (formação contínua) e também professor assistente na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e na ESE de Setúbal (formação inicial e formação pós-graduada de professores), em regime de acumulação. Fui também vice-presidente da APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, colaborei em projetos europeus Comenius, organizei e participei em diversos congressos nacionais e internacionais sobre Educação Artística e tenho mais de três dezenas de publicações científicas em livros e revistas da especialidade.

Atualmente, estou a terminar a tese de doutoramento com o tema Trânsitos e tensões nos discursos e práticas de jovens e professores em torno à literacia visual: uma visão a partir da escolaridade básica em Portugal . Sou investigador do Núcleo de Educação Artística do I2ADS-FBAUP (http://www.i2ads.org/nea) e ainda editor da Revista invisibilidades – Revista Ibero-Americana de Educação Artística (http://invisibilidades.apecv.pt). Sou igualmente professor de EV e ET, mas por motivos graves de saúde não estou a exercer.

Durante o período em que fui estudante do Politécnico de Leiria tive oportunidade de ser membro da Assembleia de Representantes da ESEL e do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria o que me proporcionou uma visão muito diferente do funcionamento das instituições. Naquela fase da minha vida estar no centro das decisões e dialogar com pessoas mais experientes, permitiu que desenvolvesse um sentido de participação cívica particularmente apurado.

Espero que a Rede IPLeiri@lumni seja um excelente ponto de encontro entre antigos estudantes de todas as escolas do IPL. Espero, ainda, que esta rede se possa organizar por nódulos de interesse (tipo rizoma), de modo a que todos consigam encontrar alguém com interesses semelhantes aos seus e daí despontarem sinergias e colaborações.