Rogério Silva
Do tempo de estudante na ESTM, para além das grandes amizades, guardo boas memórias de Peniche, das paisagens, da proximidade entre os professores e alunos, do convívio.
Ainda enquanto estudante comecei a trabalhar na redação de roteiros turísticos, um trabalho à distância que me permitiu partir para o estrageiro ao acabar o curso. Instalei-me em Marselha (França) e trabalhei em diferentes empresas (FNAC, Turquoisa Voyages, etc), até efetuar a certificação de guia-intérprete nacioanl.
Atualmente, trabalho como guia-intérprete em França e estou a começar a criar itinerários em Portugal para agências francesas.
Para além do plano profissional, estou a preparar uma viagem de volta ao mundo com o intuito de sensibilizar o máximo de pessoas para a problemática da fome.
A principal contribuição que o Politécnico de Leiria me facultou foi o contacto permanente com os professores, que me ajudaram a encontrar bibliografia especializada quando precisei de preparar as exigentes certificações francesas.
Através da Rede IPLeiri@lumni, gostava de desenvolver uma rede de antigos estudantes que trabalhem no setor de turismo em Portugal e no estrangeiro, para promovermos possíveis trocas comerciais. Deixo como sugestão o desenvolvimento de parcerias que possam facilitar a integração de antigos estudantes no mercado de trabalho.